Débora Morais
  • 0

Como abrir um negócio de artesanato com pouco recurso?

  • 0

Meu sonho é abrir o meu próprio negócio. Gostaria de saber se é viável o ramo de bolsas em crochê? Os recursos são bem pequenos. Qual a sugestão?

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. Bom dia, Débora.

    É sim uma ideia viável, você só precisa de bastante planejamento e pesquisa para colocá-la em prática. Você pode começar com o que você tem, com encomendas menores e ir reinvestindo para crescer.  Confira algumas dicas:

    O que você precisa saber para abrir um negócio do zero

    Confira quatro passos essenciais para abrir um novo negócio da maneira certa e realizar o seu sonho de empreender

    Se você está pensando em abrir um novo negócio, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o mundo do empreendedorismo, este é o seu lugar! O sonho de empreender encontra diversos desafios antes mesmo de a empresa abrir as portas. São muitos processos para pensar e muito conhecimento para aprender em pouco tempo.

    Pensando nisso, reunimos aqui dicas práticas para você, futura empreendedora, não errar onde a maioria erra, romper todas as barreiras e alcançar a sua tão sonhada empresa de sucesso. Vamos começar?

    Selecione A ideia

    Parece simples, mas não é. Decidir qual o melhor tipo de empreendimento montar é uma tarefa que exige bastante pesquisa, tanto sobre os diferentes ramos quanto sobre as oportunidades que cada um oferece.

    Até porque não adianta ter uma ideia incrível, mas que não resolva algum problema, atenda alguma necessidade, inove em alguma área ou melhore a vida das pessoas de alguma forma. O mercado está saturado de “boas ideias”, por isso você precisa ter um diferencial, algo que faça você se destacar dos demais. 

    Pense fora da caixa e não tenha medo de errar, pois essa é a hora de ser criativo. Tire um tempo para observar, com olhar crítico, o seu dia a dia e pergunte-se: como as tarefas diárias poderiam ser facilitadas? Analise outras empresas, escute as reclamações de amigos e familiares sobre produtos e serviços e fique atenta às novas tecnologias. 

    Mergulhe de cabeça até achar uma ideia pela qual você se apaixone, em um setor que precise de soluções, tenha mercado potencial, seja viável e possa crescer. Para te ajudar nessa escolha, confira mais de 300 ideias de negócios e tome a decisão certa.

    Seja curiosa!

    Estude muito sobre o tipo de atividade que a sua empresa irá executar. Informação nunca é demais. Você vai precisar encontrar o espaço físico adequado, a quantidade certa de empregados, quais equipamentos serão necessários, o valor do investimento, quais custos o negócio tem, a legislação que deve atender.

    Inscreva-se no curso de Gestão Financeira

    Será necessário muito tempo, dedicação e esforço para conseguir tirar a sua ideia do papel. Mas não perca de vista o seu sonho e os seus objetivos. Tenha sempre em mente que você pode, sim, ter sucesso fazendo aquilo que ama. Organize-se, planeje-se e coloque a mão na massa. 

    Confira as informações para começar bem e com segurança o seu negócio

    Conheça o seu futuro cliente

    O seu público-alvo é quem vai determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio. O perfil do consumidor mudou, então conhecer as dores, as necessidades e os desejos do seu cliente será fundamental na hora de desenvolver um produto ou serviço realmente relevante, único e competitivo. 

    E não basta saber informações gerais sobre o seu público, como sexo, idade, classe social ou cidade em que mora, você vai precisar ir mais a fundo e descobrir seus hábitos, comportamentos, motivações, preocupações, enfim, criar uma persona para o seu negócio. 

    Mas o que é uma persona?, você deve ter pensado. É uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Ela vai te ajudar a entender o valor do seu produto para o público, a definir o tom e a linguagem da comunicação e a criar um relacionamento duradouro. 

    Veja o passo a passo: Identificar a sua persona – O primeiro passo no marketing digital.

    Saiba como, onde e quando ser encontrado

    Você já ouviu falar sobre a jornada do cliente? Ela é a experiência que o consumidor tem desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Entender esse processo e atuar ativamente durante todas as etapas vai fazer a diferença na hora conquistar e encantar seus clientes. Confira:

    Saiba mais sobre a jornada de compra dos seus futuros clientes com o curso online e gratuito Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor.

    Dicas para você vender pela internet: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/artigos/quais-canais-de-vendas-online-utilizar-em-sua-empresa,191e73f34f9f8710VgnVCM100000d701210aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/7-dicas-para-vender-artesanato-pela-internet,405b347ea5b13410VgnVCM100000b272010aRCRD

    • 0
  2. Olá Débora,

    Para te dar mais uma opção com baixo investimento, o negócio de fazer marmitas em casa para vender, foi um dos mais adotados durante a pandemia, muitas pessoas que estavam desempregadas e em casa adotaram esse tipo de negócio.

    É um negócio que dá para começar em casa mesmo, com as coisas que você já tem ( utensilios de cozinha, panelas, fogão, etc…), e o investimento inicial fica mesmo só para comprar os ingredientes para começar a fazer as primeiras marmitas.

    Depois com o tempo, conforme você vai fazendo e vendendo suas marmitas, você vai reinvestindo no negócio, montando e equipando sua cozinha, e ai não para mais.

    Mas são muitos detalhes que precisam ser vistos antes de começar a fazer, não é só começar a cozinhas aquelas receitas que você já sabe fazer, tem detalhes e informaçoes importantes sobre como manipular e armazenar alimentos para evitar contaminação, que tipos de embalagem utilizar, principalmente se for congelar as marmitas.

    Enfim, são muitas coisas que precisam ser vistas, e a sugetão é procurar ajudar de um especialista que seja acessível.

    Vou deixar aqui o link de um curso que encontrei na internet e comprei para minha esposa, ela também estava querendo fazer marmitas em casa para vender.

    Esse curso foi criado por uma nutricionista que é especializada no assunto, além de conhecer bem a parte técnicas dos alimentos, ela conhece bem esse tipo de negócio de fazer marmitas para vender.

    Acho que vale muito a pena dar um olhada:

    👉 Curso Marmita Fit Congelada da Nutricionista Bruna Bosco

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder