ANDERSON PANINI
  • 1
Novo na comunidade

Como abrir um negócio?

  • 1

Boa tarde!

Como posso iniciar uma pequena empresa de software para pequenos mercados, bares, padarias, lojas…?

O software terá emissao de CF-e/NFe, controle de fluxo de caixa, entrada e saída de mercadorias, controle de estoque e relatórios para tomadas de decisao dos gerentes e proprietários.

Tenho apenas a mao de obra e um computador com os programas que vou precisar.

Obrigado

Anderson Panini

Perguntas relacionadas

5 Respostas

  1. Essa resposta é editada.

    Como posso iniciar uma pequena empresa de software para pequenos mercados, bares, padarias, lojas…?

    O software terá emissao de CF-e/NFe, controle de fluxo de caixa, entrada e saída de mercadorias, controle de estoque e relatórios para tomadas de decisao dos gerentes e proprietários.

    Bom dia,

    Interessante sua pergunta.

    Acho que um canvas pode te ajudar no primeiro momento. O canvas não é um roteiro de respostas prontas, pense como um conjunto de perguntas técnicas super relevantes que podes te ajudar mais agora do que um plano de negócios. Plano e canvas não são a mesma coisa. Quando responder às perguntas do questionário, tenho certeza que vai evoluir seu negócio já no papel e deixar claro que as suas ideias do que quer é exatamente o que conseguirá se tentar.

    Esse é um bom mercado para explorar. Talvez seja a sua chance mesmo.

    Comece com amigos ou amigos de amigos que tem um negócio. Procure pessoas que já usam algum sistema e quem ainda nunca usou um computador na empresa.

    Pense que são dois personas completamente diferente, e que talvez o seu trabalho seja maior no convencimento no primeiro uso de quem nunca o fez. Pode ser o contrário.

    Não sei se é o caso seu, talvez o empresário quer ver um sistema robusto, estável e menos sujeito a interrupção numa máquina básica. Porque se seu primeiro cliente for uma pessoa que nunca usou um sistema desse na vida, certamente vai ter que adquirir além dele, um PC completo. Como convenceria uma pessoa que não quer gastar a investir dinheiro para ter tempo livre pra ganhar mais dinheiro? Explore esse ponto.

    Foque no micro empreendedor primeiro. No cara pequeno, aproveite o momento para testar seu sistema. Desenvolva seu produto primeiro, porque tem mercado pra isso.

    Boa sorte 😉

    • 1
  2. Essa resposta é editada.

    Oi Anderson! Há muitas formas de iniciar esse tipo de negócio.

    Apesar de um pouco antigo, esse material sobre TIC pode te ajudar a entender o que é importante nesse mercado:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/industria-da-tecnologia-da-informacao-e-comunicacao,a00c26ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Veja um outro conteúdo relevante, sobre automação comercial em padaria:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/automacao-comercial-em-panificadoras-e-confeitarias,4d63438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

    Enquanto negócio, em si, caso queira trabalhar sozinho (e não montar uma equipe), uma estratégia interessante é oferecer um serviço personalizado para instalação em um estabelecimento perto da sua casa. E, então, a partir da validação do seu sistema, ele poderá ser vendido a outros empresários.

     

    • 0
  3. Olá Anderson

    Se você já tem o desenvolvedor, agora é apenas uma questão de montar um plano de negócio para o seu projeto e enquanto isso, legalizar o negócio. Inicialmente você pode começar como MEI, e depois que o negócio tiver alcançado um patamar de faturamento maior, migrar para outro formato.

    • 0
  4. Boa tarde. A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.

    1. Saiba que negócio abrir

    Você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então, confira os menus Ideias de Negócios e Tipos e Ramos. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

    2. Veja se você tem perfil

    Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

    3. Reúna informações sobre o negócio

    Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

    – Mercado

    – Finanças

    – Marketing

    – Localização do empreendimento

    Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

    4. Organize-se

    A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercado você consiguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empreitada.

    5. Como obter crédito

    Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:

    – Fornecedores e os prazos de pagamento.

    – Financiamentos e análise das necessidades.

    – Renegocie o pagamento de empréstimos.

    – Qual o melhor financiamento para o seu negócio.

    – Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito.

    6. Coloque a mão na massa

    A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento.

    6 passos para abrir seu novo negócio.

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder