Líria Loschner
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir um lava rápido e ao lado um espaço para food truck?

  • 0

Eu gostaria de abrir um lava rápido e ao lado espaço para food truck e ou barracas tipo de feiras.
Sou proprietária do terreno de 684m2, em área bem movimentada e valorizada de Santana de Parnaíba-SP.
Para o lava rápido farei apenas os dois banheiros 3×1,6m em container, uma recepção de 3x2m em container, uma valeta, para lavagem da parte inferior do carro, mas por ter desnível no terreno ele vai ficar como rampa, 2,40m de largura e 4m de comprimento, e um sombrite, e claro concretar o piso.
É necessário alvará de construção desses menos de 10m2 de construção? Toda a legislação orgânica (recuos) do Município foi respeitada. Mas a lei da liberdade econômica permite construção para adequar ou viabilizar o negócio.

Para o funcionamento dos food truck ou barracas são necessários alvarás, visto que já funcionam em feiras livres do mesmo Município?

Eu já fiz uma experiência de uma barraca, mas a prefeitura proibiu, alegando que precisa de alvará para aquele terreno, mas a mesma não fornece alvará, alegando que não pode.
Porém não fere nenhuma lei do Município..
Acredito ser apenas reserva de mercado.

Gostaria de saber se estou correta, se caso eu tenha problemas, penso entrar com mandado de segurança.
Mas primeiro preciso saber se tem algo de errado no meu pedido.
Desde já, grata.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Bom dia!

    Vou inserir dois links com informações completas sobre os temas que você perguntou. Observe que o primeiro link trata de um lava-jato para motos, mas o princípio é o mesmo e pode ser aplicado para automóveis e até caminhões.

    a) Lava-jato:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-lava-rapido-de-motos,ab397a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    b) Foodtruck

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-food-truck,8aea5c669e2df410VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Imprescindível que você consulte à prefeitura da cidade para saber quais os procedimentos exigidos para a instalação do negócio.

     

     

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.