Franklin Teixeira
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir um Empório de Minas?

  • 0

Já tenho um ponto comercial, onde pago o aluguel do ponto fechado aproximadamente a 3 anos com o objetivo de abrir uma loja, foi onde eu comecei junto com minha esposa a pesquisar sobre este seguimento. E de todos que pesquisamos, conversamos e entendemos que seria uma oportunidade de excelente negócio. Porém antes de qualquer investimento gostaria de orientações, se possivel sobre o seguimento/valores inical para esta investindo. O ponto comercial fica no bairro onde eu moro,na avenida principal. Com escolas próximo, posto de saúde, ponto de onibos, mercado, farmácia…Porém não deixa de ser um bairro de pereferia,

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Bom dia!

    empório é um comércio varejista, que também pode ser chamado de mercearia, que oferece produtos chamados secos e molhados. Na maioria das vezes são alimentos de alta qualidade e importados.

    Os produtos comercializados por empórios são: geleias, embutidos, queijos, castanhas, grãos, antepastos, produtos artesanais, como macarrão, entre outros. Alguns empórios combinam esses produtos com cervejas artesanais, vinhos e, também, com algumas especiarias de padaria.

    O empório é um comércio varejista, que também pode ser chamado de mercearia, que oferece produtos chamados secos e molhados.

    Os produtos comercializados por empórios são: geleias, embutidos, queijos, castanhas, grãos, antepastos, produtos artesanais, como macarrão, entre outros.

    Independente do tamanho , faz-se necessário determinar um foco ao abrir um empório. Por exemplo: o empreendedor deseja abrir um negócio voltado à venda de cervejas ou vinhos; a partir dessa definição, ele busca desenvolver o mix de produtos que sejam complementos para os produtos carro-chefes.

    Deve-se atentar também para os seguintes aspectos:

    1- Localização do Empório

    • Para definir a localização do empório, deve levar em consideração o perfil do público alvo do negócio. Os consumidores dos produtos desse tipo de empreendimento normalmente são pessoas de classe A e B. Dê preferência a um local que seja de fácil acesso, próximo à bairros, em vias movimentadas e próximas a outros comércios. Faça um levantamento de quem serão seus concorrentes diretos e indiretos, próximos de onde pretende instalar seu negócio.
    • Primordial observar se o imóvel  atende aos seguintes pontos:
    • A planta aprovada pela Prefeitura do município.
    • Ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos (local, próximo ou conveniado), área para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.
    • Certificar-se de que  as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do Município.
    • Atentar para que placas de identificação do estabelecimento, letreiros e outdoors estão em conformiade com as  leis de zoneamento.

    2- Estrutura e Layout do Empório

    Os mais modernos empórios apostam em um conceito que remete aos antigos armazéns mantidos por imigrantes europeus, com um design rústico, itens de charcutaria pendurados, preços e informações escritos manualmente em pequenas lousas, iluminação não muito forte, móveis e equipamentos com lindo design e máxima qualidade.O empório pode congregar ainda um ambiente para os clientes desfrutarem de vinhos, cervejas e deliciosos petiscos ou tomar um saboroso café.

    3- Móveis e Equipamentos do Empório

    Escolha os móveis, equipamentos e utensílios corretamente para evitar gastos excessivos. Busque uma equipe especializada e a ajuda de um arquiteto para realizar toda a estrutura do empreendimento.

    Confira alguns itens necessários para um empório:
    – Gôndolas;
    – Prateleiras;
    – Balcão de atendimento;
    – Freezer;
    – Geladeira;
    – Balcão frigorífico;
    – Balança;
    – Cortador de frios;
    – Estantes;
    – Mesas;
    – Cadeiras;
    – Copos;
    – Pratos;
    – Travessas;
    – Talheres;
    – Chapa;
    – Mesa de inox.

    Em relação ao seu Estado, sugiro que veja com a prefeitura de sua cidade e com a Secretaria da Fazenda estadual se há regras específicas, pois cada estado pode ter legislação distinta.