Eduardo
  • 0

Como abrir um clube de tiro esportivo?

  • 0

Tem uma pergunta anterior mas a resposta foi muito genérica

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Prezado Sr. Eduardo!

    Lamentamos que a resposta repassada a Vossa Senhoria não tenha lhe atendido. De fato, não somos especialistas no tema em questão e reconheço que o colega deveria ter feito uma pesquisa mais rebuscada, de forma a coletar subsídios que lhe fossem úteis para sua ideia de negócio, razão pela qual apresentamos nossas desculpas.

    2 – Isso posto, eu sugiro que inicialmente Vossa Senhoria elabore um plano de negócios para avaliar algumas questões que são muito importantes a serem decididas, como o modelo de negócios, orçamento, planejamento entre outras questões. Sugiro que o Senhor acesse ao link abaixo e veja as orientações de como proceder à elaboração do seu plano de negócios:

    3 – Algumas informações preliminares sobre esse tipo de negócio:

    • O processo de legalização é demorado, burocrático e com diversas normas.
    • O Exército concedeu número recorde de registros para atiradores esportivos e aumento na procura cresceu mais de 60% nos últimos anos.
    • O governo vem tentando implementar medidas de apoio ao esporte e ao acesso as armas de fogo, desburocratizando os processos.
    • No Brasil há poucos clubes de tiro com infraestrutura adequada, razão da baixa concorrência.

    4 – Basicamente para se ter um estande de tiro adequado (vou considerar que vá trabalhar com estande fechados), a estrutura deveria contemplar:

    •  Número de boxes: o número de boxes (raias) é variável e a quantidade dependerá para qual tipo de necessidade foi implementado o estande: provas, treinamento, instrução de tiro, entre outros.
    • Espaço interno dos boxes: importante que haja espaço suficiente para que o atirador possa se sentir confortável, além de possibilitar a aproximação de um instrutor, caso seja solicitada sua presença para esclarecimento de alguma dúvida.
    • Espaçamento entre os alvos: importante observar que deve atender, de forma regulamentar, a todas as modalidades que se pretenda praticar. O ideal mínimo é um espaçamento lateral de 65 cm e, caso possível, a distância ideal de 1 metro.
    • Profundidade: deverá atender aos diferentes propósitos de utilização, variando entre o mínimo de 10 metros e o máximo de 50 metros, possibilitando a utilização para instrução de tiro, provas básicas e segurança passiva quanto a possibilidade de haver ricochetes.

    5 – Modalidades e distâncias:

    • 10 metros: rifles e pistolas de ar comprimido
    • 15 metros: tiro rápido a silhuetas, sendo utilizados pistola,  revolver fogo central  (UIT) e pistola standart.
    • 50 metros: carabina olímpica (deitado), carabina  3×40 – três posições carabina standart e três posições pistola livre.

    6 – Tipos de alvo:

    • Varia de acordo com o propósito de sua utilização; esportivamente, são usados dois tipos de alvos de papel (IPSC e UIT) e 2 tipos metálicos (gongos, pepper-poppers).

    7 – Acústica e Exaustão – considerando estande fechado:

    • Esses são os pontos mais críticos para ambientes fechados, pois a saída do som, reverberação, inalação de gases e visual prejudicado pela fumaça se consistem nos mais sérios problemas a serem evitados, razão pela qual faz-se necessária a utilização de materiais adequados para a construção dos estandes e supervisão de um especialista no assunto, quando da construção dos mesmos.

    8 – Para informações adicionais, sugiro que acesse aos links abaixo:

    9 -Ratificando os pedidos de desculpas pelo não atendimento qualitativo a sua consulta original, gostaria de enfatizar o compromisso que temos aqui de buscar as orientações e as informações mais precisas possíveis, de forma a dirimir as dúvidas de quem nos procuram. O Sebrae é composto por centenas de funcionários e a inópia de um colaborador não representa a realidade de toda uma empresa. Por essa razão, sugiro maior assertividade por parte de Vossa Senhoria em situações similares futuras e não me refiro apenas em relação ao Sebrae, mas a qualquer empresa.

    10 –  No caso em concreto, caso tivesse enviado uma observação de que a resposta não atendia a sua expectativa e necessidade – sem necessariamente desmerecer a toda uma organização – teríamos respondido com a mesma acuracidade de agora porque esta plataforma é um trabalho voluntário que fazemos, mas o realizamos porque queremos ajudar a todos que buscam algum tipo de orientação.

    11 – Desejo-lhe muito sucesso no seu empreendimento e nós do Sebrae estaremos à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance.

  2. Parabéns pela resposta, Sr. Weverton isso mostra a sua dedicação e préstimos com os usuários,  não dando respostas evasivas. Parabéns

  3. Parabéns pela resposta e esforço, isso só credita ainda mais o trabalho do SEBRAE.

    Estou montando um tutorial para nossos associados e sei o quanto é complexo, difícil e devemos relevar, ser algo bem fora do comum, tratar esse assunto que admite diversas disciplinas diferentes e que influenciam no layout e projeto de planejamento. Vim aqui em busca de agregar informações de empreendedorismo e deparei com essa resposta que é um bom norte para quem nada sabe.