Anne Karoliny
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir franquias?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde Anne. O sistema de franquias atrai diversos tipos de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco. Até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar a sua atuação e até mesmo tornar a sua empresa uma franqueadora.

    1- Escolha o segmento certo para você

    Não escolha a franquia no impulso, ou por que determinado segmento está em alta. Ter afinidade com o segmento que vai atuar facilita o aprendizado e aumenta a motivação. Além disso, tomar decisões conhecendo a preferência do público pode trazer mais chances de acerto na estratégia comercial.

    2- Converse com os franqueadores

    Pesquise, mande e-mails, ligue e saiba tudo sobre a franquia que você pretende escolher. Uma dica importante é conversar com outros franqueados e também conhecer todos os custos como: taxa de franquia, taxa de royalties e de publicidade.

    3- Conheça o mercado

    Faça uma análise do mercado que pretende atuar, conheça o público-alvo, qual a melhor localização e, principalmente, seus concorrentes.

    4- Avalie os riscos

    Por menor que seja, investir em franquias tem seus riscos, então esteja preparado para caso algo não saia como esperado. Avalie muito bem todas as clausulas do contrato, faça uma análise financeira profunda e veja se terá fôlego para fazer o investimento necessário para iniciar a operação, e também para se manter caso tenha algum problema.

    5- Dedique-se ao máximo

    Aquela velha máxima ainda persiste: “O olho do dono que engorda o gado”. Dedique-se integralmente ao seu negócio, esteja à frente das decisões e mantenha sua equipe motivada. Comporte-se como um líder.

    Quero fazer da minha empresa uma franquia

    Ter uma empresa de sucesso e querer expandir a operação não é fator determinante para tornar a sua empresa uma franquia. É preciso avaliar se o modelo de negócio é replicável dentro dos moldes de franquia, custos, retorno financeiro e uma série de fatores operacionais e jurídicos.

    Como abrir uma franquia.