Mel Rodrigues
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir CNPJ em sociedade?

  • 0

Eu e minha colega queremos abrir um negócio e precisamos de um CNPJ, porém somos uma Startup em estágio inicial, ainda sem investimentos ou lucro, precisamos do CNPJ para participar da chance de ganhar nosso primeiro investimento, mas não sabemos qual a melhor opção que irá beneficiar as duas, como podemos abrir o CNPJ para que cada uma tenha parte igual na Startup?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá Mel, tudo bem?

    O processo de abertura é o mesmo para empresas individuais e sociedades.

    Para dividir a sociedade, basta escolher o tipo societário na hora de abrir o CNPJ.

    No caso de vocês uma opção é a Sociedade Limitada, onde a participação de cada um pode ser acordado no Contrato Social da empresa.

    Ltda – Sociedade Empresária Limitada

    Como o nome já sugere, esse tipo de empresa deve conter dois ou mais sócios. Cada sócio se responsabiliza pela parte financeira e administrativa, de acordo com o capital investido, que é indicado no contrato social da empresa.

    A empresa possui um CNPJ no qual são vinculadas as dívidas que ela pode vir a ter, mas os bens dos sócios e patrimônio são atrelados a sua pessoa física, não tendo envolvimento uma questão financeira com a outra. Quanto maior a porcentagem na empresa, maior serão as responsabilidades, visto que ambos são proporcionais.

    Para saber mais sobre os tipos de formalização de uma empresa acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/categorias-de-formalizacao-de-empresas,4a0dca91c761e610VgnVCM1000004c00210aRCRD