Adriano S.
  • 0
Novo na comunidade

Caso a prefeitura não permita certa atividade, posso ser multado mesmo com o alvará provisório garantido pelo CCMEI?

  • 0

Planejo em breve me cadastrar como MEI (loja virtual) e obter meu CNPJ. Contatei a prefeitura para consulta prévia, mas ainda nada foi feito. Enquanto isso, posso começar a realizar atividades permitidas como MEI (no meu caso, loja virtual) sem problemas? Caso a prefeitura não permita certa atividade, posso ser multado mesmo com o alvará provisório garantido pelo CCMEI?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá Adriano!

    A consulta prévia é uma pesquisa realizada junto à Prefeitura (ou Administração Regional) para o cidadão verificar e confirmar se o endereço ou local desejado para estabelecer o seu negócio é passível de instalação de atividade da empresa ou não.

    É ela que determinará se o endereço indicado para estabelecer a sua empresa é passível ou não de instalação da atividade comercial.

    Lembre-se: antes de efetuar a sua formalização no Portal do Empreendedor, procure se informar perante a Prefeitura ou Administração sobre o local e atividade que pretende exercer. Isso evita problemas na formalização, tais como o cancelamento do registro.

    Ou seja, o ideal é que antes da formalização, já se tenha a resposta da prefeitura local. Em caso de alguma fiscalização, você poderá sim, sofrer sansões que estejam previstas no código do município.