Almeida T.
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Auxílio Emergencial- Solicitei o auxílio e logo depois vi que não me enquadrava em todos os quesitos. Tentei cancelar a solicitação, mas não era possível. Como devolvo?

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Nunca imaginei que seria tão difícil devolver um dinheiro ao governo. Solicitei o auxílio e logo depois vi que não me enquadrava em todos os quesitos, Tente cancelar a solicitação, mas não era possível. Depois de um mês, para minha surpresa fui aprovada. E aí começa a novela de tentar realizar a devolução. Meu Cpf não era encontrado. Aguardei uns dias conforme dicas q vi aqui e agora consigo encontrar meu CPF, porém quando tento gerar a GRU para pagar em qualquer banco, meu CEP não existe. Se coloco a opção de Banco do Brasil pede para marcar uma opção de parcelas, porém não tem as opções, fica tudo R$0, parcelas a devolver R$0, falta devolver R$0, etc. Não dá para mudar nada. Enfim, oq eu faço para devolver esse dinheiro?? Estou me sentindo uma estelionatária com esse dinheiro na conta. Só dor de cabeça esses sites do governo… alguem tem alguma solução?

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4 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Estou há dias com esse mesmo problema, o cep não funciona de jeito nenhum

  2. Olá! Segue o procedimento para ressarcimento:

    a) Acesse o site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br;

    b) Informe o CPF na caixa de texto indicada para o documento;

    c) Marque se deseja efetuar o pagamento da GRU pelos canais do Banco do Brasil ou em qualquer outra instituição bancaria:

    d) Marque “Não sou um robô”;

    e) Clique na opção “Emitir GRU”.

    Contudo, ocorrendo dificuldade busque contato pelo  tel. 111 da CAIXA, tente, também,  o site oficial Fala.BR (portal integrado da ouvidoria e acesso à Informação).

    A referida plataforma foi criada pelo Governo Federal para que o cidadão protocole reclamações e tire dúvidas relacionadas ao auxílio emergencial.

    Magnus Rossi advogado

  3. Bom dia!

    Caso o problema ainda persista, sugiro entrar e contatro com a Ouvidoria do Governo:

    Passo a passo para fazer o registro:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”