Eduardo Rocha
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Auxílio Emergencial- Site da devolução do auxílio com erro, o que devo fazer?

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Recebi 2 parcelas do auxílio e queria devolver, só que ao entrar no site da devolução aparece as 2 como opção, no entanto com o valor de R$600, eu acabei pagando e agora consta como expirado (antes aparecia como pago) já mandei mensagem pelo falabr e não responderam queria uma luz para resolver esse problema.

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2 Respostas

  1. Bom dia!

    Não tenho como lhe ajudar nisso de forma mais efetiva, pois não há acesso ao programa para nós que que trabalhamos no Sebrae.

    O que posso lhe sugerir é que utilize a Ouvidoria do Governo para reforçar sua solicitação, pois o Ministério da Cidadania terá de lhe passar alguma resposta. Veja como proceder:

    Passo a passo para fazer o registro:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar. Tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”

  2. Após acessar a página, para devolução das parcelas recebidas fora dos critérios que permitem o recebimento do auxílio, basta seguir as orientações abaixo:

    1. Informar o CPF do beneficiário que irá fazer a devolução;

    2. Selecionar a opção de pagamento da GRU – “Banco do Brasil” ou “qualquer banco”.

    Para pagamento no Banco do Brasil, basta marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

    Para pagamento em qualquer banco, é necessário informar o endereço do beneficiário, conforme informações que serão pedidas após selecionar “Em qualquer Banco”, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

    De posse da GRU, é necessário fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento dos bancos como a internet, os terminais de autoatendimento e os guichês de caixa das agências, lembrando que a GRU com opção de pagamento no Banco do Brasil só pode ser para canais e agências do próprio banco”.