Eu sou de menor e sou mãe. Minha mãe estava recebendo o auxílio de mãe solo usando meu CPF, quando o governo anunciou que mães adolescentes também teriam direito ao benefício, e o aplicativo foi atualizado, eu fiz o meu cadastro e me foi negado por eu ser de menor, mesmo sendo mãe. Agora, minha mãe não consegue pegar a terceira parcela do auxílio porque no dataprev consta que meu CPF está vinculado e eu também solicitei o auxílio. Tem algo que eu possa fazer pra que minha mãe receba? Pois nem ela nem eu consegui agora, e precisamos do dinheiro.
Ana Clara DuarteNovo na comunidade
Boa tarde!
Nessa situação reportada, eu vou lhe sugerir que faça uma reclamação junto a Ouvidoria, pois o fato de você está no cadastro dela e ter pedido o auxilio emergencial não deveria constiutir-se em um impedimento para que ela recebesse:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR alternativa). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”
Veja tamb~e com a Central 135 se eles podem lhe dar orientações adicionais.