Violet Reis
  • 0
Novo na comunidade

Auxílio emergêncial

  • 0
  1. Meu amigo recebe auxílio emergêncial mora com a família dele e ninguém da família trabalha,se ele se casar com a minha amiga no cívil ele perde o auxílio?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. A resposta é sim, seu amigo pode perder o auxílio emergencial se ele se casar com sua amiga no civil.

    O auxílio emergencial é um benefício concedido pelo governo federal para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, devido à pandemia de COVID-19. Para ter direito ao benefício, as pessoas devem cumprir os seguintes requisitos:

    • Ser maior de 18 anos;
    • Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
    • Não ter emprego formal;
    • Não ser beneficiário de seguro-desemprego, de outro programa de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família, ou de aposentadoria ou pensão.

    No caso do seu amigo, ele mora com a família dele e ninguém da família trabalha. Se ele se casar com sua amiga, a renda familiar per capita da família aumentará, pois a renda da sua amiga também será considerada. Portanto, o seu amigo pode deixar de cumprir o requisito de renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

    Além disso, se a sua amiga trabalhar, ela também pode receber o auxílio emergencial. Neste caso, o seu amigo e sua amiga podem receber o auxílio emergencial, mas o valor total do auxílio recebido pela família não pode ultrapassar R$ 3.750,00.

    É importante ressaltar que o Ministério da Cidadania pode realizar revisões periódicas dos cadastros dos beneficiários do auxílio emergencial. Portanto, é possível que o seu amigo seja convocado a apresentar novos documentos para comprovar a sua renda e a renda da sua família.

    Se o seu amigo perder o auxílio emergencial, ele poderá solicitar novamente o benefício se ele continuar cumprindo os requisitos.