Bom dia!
Faço parte do CadUnico, recebi as 4° parcelas (deveria receber a 5° parcela no dia 09). Mas como sempre acompanho, entrei no https://auxilio.caixa.gov.br/
e vi que estou em análise. No site da Dataprev, consta que a 5° parcela foi bloqueada.
Mas no site do auxílio ainda consta “em análise” (a mais de uma semana). Nem na Dataprev, nem no próprio site do auxílio eu tenho a opção de “contestação” ou, “envio de documentos” etc.
O que eu devo fazer? Por que eu realmente preciso da 5° parcela.
ingrid grossoNovo na comunidade
Bom dia!
A primeira coisa a se fazer é averiguar é o motivo do bloqueio, pois sem saber o que realmente impactou na liberação do recurso, não há muito o que se fazer.Entre em contato com a Central 111 para verificar os motivos do boqueio e peça orientações de como proceder para corrigir a situação atual.
Você poderá também fazer um registro junto ao Ministério Público, relatando a situação e a ausência de informações (se for o caso) do Ministério e da DATAPREV quanto ao bloqueio. Importante destacar que a Caixa é apenas o agente de pagamento e ela não toma as decisões quanto à suspensão dos depósitos. Veja como proceder, acessando o link abaixo:
http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/auxilio-emergencial-manifestacoes-devem-ser-feitas-por-formulario-eletronico-da-sala-de-atendimento-ao-cidadao-sac
Faça ainda uma reclamação junto à Ouvidoria do Governo. Veja o passo a passo:
1 – Clique no link abaixo:
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
2 – Escolha a opção “Reclamação”
3 – Marque a opção desejada: “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção para deixar. Tem de fazer um cadastro simples.
4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.
5 – No campo “Descrição – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.
6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:
Observe que os campos da opção “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.
7 – Selecione a opção “avançar”