AGNALDO NEVES
  • 0
Novo na comunidade

Armeiro pode ser MEI?

  • 0

Bom dia.
A profissão de Armeiro – Manutenção de Armas de Fogo.
Gostaria de saber se o Armeiro pode ser MEI.

Obg
Agnaldo

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Prezado Agnaldo recebi sua mensagem, e verificando seu questionamento, e conhecendo a sistemática estabelecida para abertura de uma empresa na condição de Microempreendedor Individual – MEI.

    O MEI foi implantado para atender uma determinada classe de atividade, comércio varejista, fabricação e um grupo de atividades de serviços. Comento que as atividade de serviços, são atividades relativamente básicas e que não tenham necessidade de autorização e registro em entidade de classe ou órgãos fiscalizadores.

    A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.

    A sua atividade possui uma complexidade de responsabilidade para realização de seus serviços, cujo procedimentos inicial é ter licença junta a Superintendência da Policia Federal, na sua Cidade/Estado.

    A Lei 10.826/03, trata da licença, funcionamento e fiscalização da atividade do Armeiro. A Lei não trata que tipo de empresa é permitido para ser armeiro, mais como já comentei, essa atividade requer cuidados e responsabilidade para execução. E geralmente quando uma empresa tem esse grau de responsabilidade, as entidade, exigem que seja uma empresa formalizada como Sociedade Ltda. Pois uma sociedade, você terá um sócio, e este sócio é um corresponsável junto ao quadro societário da empresa, ou seja, dividir deveres e obrigações junto com você. Tem outro detalhe, conforme for as exigências da Policia Federal, é determinado um valor de capital social da empresa, assim como poderá ter outras exigências.

    Oriento procurar a superintendência da Policia Federal para conhecer as exigências e obrigações junto a essa licença.

    segue link para sua consulta – http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/armeiros/licenciamento-armeiros

  2. No Brasil, a profissão de “Armeiro” não é permitida como atividade para registro como Microempreendedor Individual (MEI). O MEI é um regime simplificado de tributação destinado a pequenos empreendedores que atuam em atividades específicas.

    O Comitê Gestor do Simples Nacional estabelece uma lista de atividades que podem ser registradas como MEI, e nem todas as profissões são elegíveis. As atividades permitidas pelo MEI são geralmente aquelas que envolvem comércio, serviços e indústria de pequena escala. Atividades regulamentadas, perigosas ou que requerem licenças específicas podem não ser elegíveis para o registro como MEI.

    Portanto, é importante verificar a lista oficial de atividades permitidas para registro como MEI no momento em que você estiver considerando essa opção. Recomendo consultar o Portal do Empreendedor (http://www.gov.br/mei) ou entrar em contato com um contador ou profissional de assessoria jurídica para obter informações atualizadas e específicas sobre a elegibilidade da profissão de Armeiro como MEI.

    o que é profisão de armeiro?

    A profissão de armeiro envolve o trabalho de fabricação, reparo, manutenção e modificação de armas de fogo, munições e outros equipamentos relacionados. Armeiros têm conhecimento especializado em mecânica de armas, balística, regulamentações de armas de fogo e segurança. Eles podem trabalhar tanto na indústria de armas como em contextos de hobby ou colecionismo.

    As principais atividades de um armeiro incluem:

    1. Fabricação de Armas: Armeiros podem criar armas de fogo personalizadas ou fazer modificações em armas existentes para atender às necessidades e preferências dos clientes.
    2. Reparo e Manutenção: Armeiros são especialistas em diagnosticar e corrigir problemas mecânicos em armas de fogo. Eles realizam reparos e manutenção para garantir que as armas funcionem de maneira segura e eficaz.
    3. Restauração de Armas Antigas: Armeiros também podem se especializar em restaurar armas antigas e históricas, trazendo-as de volta a um estado funcional ou preservando sua autenticidade.
    4. Customização de Armas: Muitos armeiros trabalham em customização de armas, adicionando acessórios, ajustando gatilhos, estoques e outros componentes para melhorar o desempenho ou a aparência das armas.
    5. Conhecimento Legal e Regulamentações: Armeiros devem estar cientes das regulamentações legais relacionadas a armas de fogo em sua região, garantindo que o trabalho que realizam esteja em conformidade com as leis aplicáveis.

    Devido à natureza das armas de fogo e às questões de segurança envolvidas, a profissão de armeiro geralmente requer treinamento especializado e conhecimento aprofundado. Além disso, em muitas jurisdições, a atividade de armeiro está sujeita a regulamentações rigorosas para garantir a segurança pública e prevenir o uso indevido de armas.