Ale Rabelo
  • 0
Novo na comunidade

Abri um MEI para trabalhar por conta própria, estive empregado o ano passado todo, mesmo assim não terei direito ao PIS?

  • 0

Olá trabalhei 7 anos e meio em uma empresa e esse ano por conta da pandemia fui demitido, aí abri um MEI para trabalhar por conta, estive empregado o ano passado todo, mesmo assim não terei direito ao PIS?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

4 Respostas

  1. Bom dia Ale, bom se você abrir MEI não vai perder o direito adquirido do PIS, você pode trabalhar com carteira assinada e ter uma MEI e for demitido será considerado desempregado para o  FGTS, PIS, INSS e seguro desemprego. A unica observação é que você pode perder o seguro deemprego em caso de demissão sem justa causa. No caso de sua demissão você recebeu todos os seus direitos? se quiser pode te dar um auxilio vou te passar meu EMAIL fernando1979ximenes@gmail.com.

  2. Bom dia!

    A sua pergunta é muito boa, porque em algumas situações, criar um CNPJ como MEI pode acarretar na perda do benefício. Veja alguns deles:

    Seguro Desemprego – Pelas regras deste programa, quando uma pessoa se transforma emMicroeemprendedor Indiuvidual, segundo os critérios do programa, não será mais considerada como desempregada, e por isso, perderá o benefício.

    Bolsa Família – Pelas regras do programa, ao se formalizar como MEI, você não perderá o benefício do Bolsa Família, se a família como um todo atende aos requisitos e limites de renda familiar do programa.

    Auxílio Doença – O recebimento do auxílio doença está diretamente relacionado à incapacidade do beneficiário exercer qualquer ação laboral. Por isso, ao se qualificar como MEI você perderá o acesso a este benefício.

    Aposentadoria por Invalidez – Como no caso acima, a aposentadoria por invalidez é concedida a pessoas que não têm capacidade física para trabalhar. Se você se cadastra como MEI, será considerado recuperado e perderá o acesso a este benefício.

    Você poderá conferir esta informação e outras referentes a este assunto no portal do INSS clicando aqui.

  3. Olá Fernando e Weverton tudo bem com vcs? Realmente depois que sai do trabalho agora em Abril, abri o MEI e quando fui dar entrada no seguro desemprego que descobri que não teria direito, consultei o PIS pelo aplicativo da caixa e lá fala que não tenho direito, mas acho estranho pq pelo que eu sei o PIS do ano atual é pago com base no exercício do ano anterior não é isso? Pq se não for fica difícil pq vc fica amarrado pra abrir o MEI e perder o beneficio.

  4. Em minha opinião você tem direito ao PIS sim, pois a análise para recebimento desse benefício social é realizada bom base no ano de trabalho anterior. No entanto, estou vendo muita gente reclamar que depois que sai do emprego e abre um MEI, não estão conseguindo receber o PIS, mesmo que pela Lei poderia ter direito. O melhor a fazer  nesse caso é entrar em contato direto com a Caixa Econômica federal e explicar o seu problema. Sem dúvidas que eles vão chegar a uma conclusão sobre o seu caso e lhe dar uma certeza se você tem ou não direito ao PIS sendo MEI. Sugiro que você leia esse artigo sobre o direito ao PIS no caso do MEI que pode lhe ajudar também a entender essa questão.