CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Pequenos negócios devem explorar mais o potencial da internet

Pequenos negócios devem explorar mais o potencial da internet

Pequenos negócios devem explorar mais o potencial da internet

A internet está presente no dia a dia de grande parte dos brasileiros, seja para lazer, estudos ou trabalho. E os pequenos negócios precisam explorar as mídias online a fim de conquistar maiores e melhores fatias do mercado.

Um engano muito comum dos empreendedores é pensar que seus negócios na internet precisam necessariamente vender algo (e-commerce), quando, na verdade, o mais importante para a empresa é a presença online.

Obtenha presença online

Ao criar um site para o negócio, um e-mail de contato e perfis nas redes sociais, há o investimento na presença online. Isso possibilita que os clientes e parceiros encontrem e se relacionem com a sua empresa na internet, conhecendo os serviços e produtos.

Esta presença pode ser obtida de modo orgânico (com investimento em uma boa estrutura para o site) ou mesmo com ações de anúncios pagos em buscadores como o Google, entre outras ações. Assim, sua marca será visível para um grande número de pessoas e outras empresas, aumentando a competitividade do negócio e as chances de conquistar novos projetos e vendas.

Dados das empresas na internet

O Sebrae pesquisou cerca de 2.000 empresas e constatou que 92% dos empresários acessam a internet, 80% têm celular, 74% têm microcomputador (notebook/desktop), 33% têm perfil da empresa nas Redes Sociais e 14% têm tablet.

Nas entrevistas feitas de junho a setembro de 2014, identificou-se o perfil do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos pequenos negócios situados nas 27 Unidades Federativas do Brasil, nas áreas:

  • Indústria
  • Comércio
  • Serviços
  • Construção

Constatou-se que o volume de empresas com perfis em redes sociais ainda é relativamente baixo, levando em consideração o potencial comprovado de geração de negócios que elas proporcionam.

Entre os empresários, as finalidades mais citadas que motivam o uso da internet na empresa são o uso do e-mail (88%) e a pesquisa de preços/fornecedores (68%).

Para 65% dos empresários que usam internet a importância desta ferramenta se mostra alta para o negócio.

Não deixe de acompanhar as matérias que o Sebrae disponibiliza com informações, artigos, relatórios e vídeos que vão auxiliar no direcionamento de seus negócios online.

Acesse aqui a pesquisa completa As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas MPE brasileiras.

Veja também outras matérias sobre negócios online no site do Sebrae Mercados.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae