Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Pensando em investir em lavanderias?

Pensando em investir em lavanderias?

Lavanderias_Capa

Este é um segmento, com distintos nichos de mercado, no qual é possível encontrar bons motivos para alocar seu investimento.

Entre 2011 e 2016, foi previsto um crescimento do mercado brasileiro de lavanderias de 25%. Dentre os fatores para impulsionar tal crescimento estão:

  •  A ocorrência de eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos;
  • O crescente eixo de turismo de negócios que gera feiras e conferências por todo o Brasil;
  • A tendência de crescimento da lavanderia doméstica por comodidade e economia em equipamentos, energia elétrica e água da população; e também,
  • A terceirização dos serviços de lavanderia de empresas que buscam focar em suas atividades-fim.

Neste ano, um fato novo que anima ainda mais o setor: a recente aprovação da Emenda Constitucional no77, que estendeu aos trabalhadores em serviços domésticos os mesmos direitos já concedidos aos demais trabalhadores.

Mesmo que alguns itens aprovados ainda dependam de regulamentação, a nova leia já imprime mudanças nas rotinas das famílias brasileiras. Com isso, surge então, a possibilidade de um grande incremento no movimento das lavanderias.

O Sindicato de Lavanderias e Similares de São Paulo (Sindilav) espera ver o trabalho de lavar e passar as roupas confiados às lavanderias: um hábito comum em países mais desenvolvidos, como em Nova York, onde é comum encontrar, na mesma quadra, até três lavanderias para atender à demanda existente.

Já os clientes empresariais para lavanderias são hotéis, restaurantes, motéis, hospitais, clínicas e organizações com grande número de funcionários uniformizados. Ou seja, aquelas que terceirizam a lavagem de roupas de cama, mesa e banho, uniformes, EPI’s (equipamentos de proteção individual) e outros tipos de materiais passíveis de lavagens.

Pesquisa encomendada pelo Sindilav, em 2010, constatou-se que 88% das empresas entrevistadas (200 empresas) terceirizam as atividades de lavanderia. Uma estimativa que fica mais animadora quando se considera que em alguns estados brasileiros já vigoram leis que versam sobre a obrigatoriedade de as empresas terceirizarem, ou lavarem em suas próprias instalações, os uniformes e equipamentos de proteção e de uso de seu pessoal. Inibindo, assim, a prática de deixar sob a responsabilidade do colaborador esse tipo de cuidado e, consequentemente, influenciando na demanda por esses serviços de lavanderia.

Além disso, há a atuação como parte do processo produtivo de empresas têxteis e de vestuário na etapa de lavação de seus produtos, em especial de peças em jeans.

Ambiente concorrencial

No Brasil, segundo dados do Sindilav de 2010 (Sindicato das Lavanderias e Similares do Município de São Paulo e Região) existem aproximadamente 8.000 (oito mil) lavanderias no Brasil, dentre estas, aproximadamente sete mil são lavanderias domésticas e mil configuram-se como industriais. A maior concentração dessas empresas deste ramo está no estado de São Paulo que totaliza cinco mil lavanderias domésticas e 800 industriais.

Os serviços normalmente oferecidos pelas lavanderias focadas no mercado doméstico no país são limpeza a seco, limpeza a água, passagem, tingimento, limpeza de artigos têxteis e do vestuário, inclusive tapetes, cortinas e com menor ocorrência couro e peles e reforma e reparo de roupas.

Na análise da concorrência uma lavanderia residencial deve não somente analisar a quantidade de concorrentes diretos na região de interesse, mas sim, a forma de atuação destes, considerando similaridade com os serviços oferecidos, preço e disputa pelo mesmo mercado e canais de distribuição.

Já as lavanderias especializadas no mercado industrial oferecem soluções personalizadas às necessidades de seus clientes, que giram em torno de lavagem e manutenção de rouparias e similares de empresas e também lavanderia industrial de tecidos, como por exemplo, os efeitos e tingimentos diferenciados em peças em jeans.

A concorrência para o segmento industrial pode ser vencida através da redução de custos dos processos e especialização em soluções para determinados setores empresariais, por exemplo, setor hospitalar, indústria de confecção, hoteleiro, aeroportuário, uniformes.

Conheça mais sobre o negócio

Obtenha informações como equipamentos, matéria-prima, organização do processo produtivo, automação, canais de distribuição e muito mais, baixando a cartilha “Lavanderia” disponível em:

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados