A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que o incremento no volume do faturamento das franquias do País atingiu o índice de 16,2% em 2012. O crescimento ocorreu também no número de marcas em atuação, posicionando o Brasil no terceiro lugar do ranking mundial de bandeiras franqueadas, que é liderado pelos Estados Unidos e pela China.
A ABF revelou ainda que as franquias dos setores de beleza, moda, lazer, alimentação, turismo, idiomas, informática, eletrônicos e de prestação de serviços do setor automobilístico são, atualmente, as de maior potencial de expansão no Brasil. Todos eles, de alguma forma, serão impactados pela realização da Copa do Mundo no País. Isso foi o que também diagnosticou o Mapeamento do Sebrae e da FGV.
No Brasil, exemplo do reflexo de um evento esportivo no varejo ocorreu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Ocasião em que houve um aumento de 6,6% no movimento do comércio varejista por meio do encadeamento de compras e vendas entre os setores, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisa (Fipe).
Mais recentemente, a Copa das Confederações FIFA 2013 impactou a economia de seis cidades-sede. As estimativas iniciais do Ministério do Turismo apontam que pelo menos 230 mil brasileiros viajaram para assistir aos jogos, demonstrando a grande vitalidade do turismo interno que movimentou cerca de R$ 740 milhões.
Mas os bons indicadores do modelo de franquias não foi uma situação pontual do ano passado. O gráfico abaixo mostra que nos últimos dez anos, as franquias brasileiras estão crescendo dois dígitos – sempre superior ao desempenho do PIB nacional.
Em 2012, comparado ao ano anterior:
- O faturamento cresceu 16,2%, totalizando R$ 103,2 bilhões.
- Aumento em 19,4% o número de marcas, atingindo 2.246 em atuação no Brasil.
- Ampliação de 12,3% no número de unidades franqueadas, totalizando 104.543.
Em 2013, a meta é:
- Crescer 16% em faturamento.
- Aumentar em 10% o número de marcas.
Vantagens por trás do sistema
Em 2012, foram abertas 30 novas franquias por dia no Brasil. Um dos fatores que contribuem para o constante crescimento do número de lojas é a segurança que está por trás do negócio.
Ao investir em franquia, o franqueado adquire o know-how da marca. Adquire um negócio já estruturado com sistema e cultura de marketing que, de acordo com a ABF, tem hoje uma taxa de sucesso superior a 97%. Isto é, menos de 3% das franquias fecham suas portas nos cinco primeiros anos de existência.
Entre as vantagens estão: entrar em um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado; contar com o apoio do franqueador; obter um melhor planejamento dos custos de instalação; possuir independência jurídica e financeira.
Nesse sistema, o franqueado recebe o direito de comercializar os produtos e/ou serviços da empresa franqueadora, associado ao direito de uso da marca e dos métodos de trabalho. Porém, por questões de estratégias e competitividade do negócio, também existem regras, técnicas e obrigações a serem seguidas pelos franqueados. Saiba mais sobre direitos e deveres do franqueado clicando aqui.
Faça a escolha certa
Fazer a escolha certa representa um desafio porque envolve inúmeras variáveis que precisam ser analisadas antecipadamente. O modelo possui muitas vantagens, porém algumas especificidades de determinadas marcas também podem representar desvantagens. Antes de se tornar um franqueado é fundamental:
a) Avaliar as diferentes oportunidades de negócios, comparar e escolher a franquia que melhor se encaixa em seu perfil pessoal, profissional e financeiro;
b) Avaliar a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquia da rede na qual você pretende ingressar;
c) Ter acesso a um modelo de projeções financeiras para uma unidade franqueada, além de desenvolver sua própria planilha a partir do exemplo.
O Sebrae Franquias disponibiliza uma ferramenta que irá ajuda-lo na escolha da franquia ideal.
Candidato a Franqueado, faça o download do Simulador para Franqueados aqui.
Não deixe de buscar informações na ABF. Na página eletrônica da Associação é possível pré-selecionar alternativas em diversos níveis de investimento, variando entre “até R$ 25.000” e “acima de R$ 750.001”.
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