O aumento do acesso à internet e as constantes mudanças no comportamento do consumidor tem gerado uma grande diversidade de estratégias de marketing digital para serem implementadas e atingirem os mais variados objetivos que uma empresa possa precisar.
É preciso lembrar que as redes sociais, são como um território alugado, o espaço é “emprestado” para você divulgar sua empresa, ao anunciar o serviço de impermeabilização de lajes, a empresa deve seguir as normas da plataforma e investir dinheiro para obter bons resultados.
É pouco provável, mas deve-se considerar a possibilidade das redes deixarem de existir, ou pelo menos falharem, nesse cenário suas empresa não pode ser 100% dependente dessas plataformas.
Considerando tudo isso, concluímos o porquê é tão importante ter uma base de e-mails para o seu negócio. Dessa forma você não depende de uma rede social por exemplo, para conseguir impactar os seus leads.
Se você tem dúvidas de como usar a base de e-mails de sua empresa para obter resultados, confira este artigo onde daremos um passo a passo para aproveitar essa ferramenta.
LISTA DE E-MAILS
Esse é o primeiro passo, afinal, para elaborar estratégias de e-mail marketing é preciso impactar seu público alvo de modo que ele deseje fornecer seu e-mail de contato para a empresa.
Uma estratégia bastante comum é distribuir algum tipo de conteúdo gratuito solicitando o e-mail como forma de cadastro para o acesso. Pode ser um e-book, uma aula ao vivo, uma amostra de fios e cabos elétricos, por exemplo, vai variar de acordo com seu negócio.
O importante é construir uma base de e-mails relevante, ou seja, de pessoas que de fato demonstram interesse pelo produto ou serviço que sua empresa fornece.
DEFINA A PLATAFORMA DE E-MAIL MARKETING
Quando se trabalha com uma lista de e-mail grande é necessária a contratação de uma plataforma específica para o disparo das campanhas. Há bastante opção de escolha e por isso é preciso se dedicar na pesquisa para conhecer as ferramentas disponíveis e avaliar o custo benefício e vantagens de cada uma para o seu negócio.
Além disso, é preciso definir qual será o nome do remetente que será usado, de modo geral, a melhor alternativa é utilizar um e-mail real, como contato@empresa.com.br por exemplo.
ELABORE A ESTRATÉGIA
Agora você precisa definir sua estratégia de comunicação, isso significa que é necessário estabelecer quais os objetivos que você deseja alcançar. A comunicação utilizada para aumentar as vendas de quadro de distribuição é diferente se o objetivo for criar relacionamento.
É preciso estabelecer objetivos claros, de forma que se possa mensurar se os resultados estão sendo alcançados. Portanto determine quanto deseja aumentar de vendas, por exemplo.
SEGMENTE O PÚBLICO
É preciso conhecer seu público alvo para poder realizar uma comunicação mais assertiva e direcionada. Quanto mais próximo for o relacionamento com o cliente, maior será a conexão deles com sua marca e mais chances de tornarem-se clientes fiéis.
De maneira resumida o tipo de conteúdo e comunicação para abordar um lead frio, que não está no momento de compra e apenas conhecendo mais sobre a empresa e seu produto ou serviço é bem diferente da abordagem para um cliente que está quente, apenas esperando uma oferta para comprar.
Diferente do que muitos podem pensar, o e-mail não ficou no passado, porém é preciso utilizar essa ferramenta de forma correta para que se obtenha resultados positivos, seja qual for o objetivo desde vendas até branding.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.