CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Para que serve um plano de negócio?

Para que serve um plano de negócio?

Noutro dia recebi um comentário à respeito do que primeiro fazer para ter acesso a microcrédito para montagem de uma clinica de estética.

Naturalmente a preocupação com os recursos financeiros necessários á implantação de qualquer negócio é uma das primeiras que vem a mente do futuro empresário, mas não deve ser o principal, e se o for, o planejamento do que e o quanto necessitará tomar emprestado não deve ser relegado, seja para obtenção de microcrédito ou crédito tradicional – observados os devidos tamanhos dos negócios idealizados e volumes de recursos.

Claro que sem dinheiro não se monta negócios ! Seja ele próprio, seja de terceiros (amigo, paitrocinador, companheiro (a), instituição de microfinanças, banco, agencia de fomento, cooperativa de crédito). Seja micro, pequeno ou médio negócio, sempre haverá a a necessidade de contar com reursos próprios – aquela famosa poupança!! E à medida que a necessidade por recursos de terceiros aumenta, aumentará a exigência por maior organização e planejamento prévio…não só dos outros, mas também do empreendedor.

É neste contexto que a elaboração do Plano de Negócio se insere, nele são planejados todos os aspectos necessários à montagem de um empreendimento, e mais, será possivel prever dificuldades, e detetar novas oportunidades – inovações, antes mesmo de se gastar um tostão!!! Bom não!!!!

Aspectos legais, mercadológicos, tecnológicos, de produção, tributários e claro econômico-financeiros – dentre outros, devem ser levantados e analisados entre os futuros sócios, afinal de contas, cada aspecto que envolve um negócio demandará no fututo e principalmente no dia-a-dia de um empreendimento, uma certa gestão financeira.

E para aqueles não familiarizados com o tema vale a pena conhecer o “Programa Próprio”, uma metodologia do Sebrae que tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a pesquisar, discutir, analisar e elaborar um Plano de Negócios. Até mais. JS.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae