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Pandemia mostrou que é possível gerenciar empresas remotamente; saiba como

Pandemia mostrou que é possível gerenciar empresas remotamente; saiba como

A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças na rotina das pessoas, principalmente diante das restrições sanitárias propostas. Com o distanciamento social, as atividades de estudo e trabalho são remotas – home office. Para proprietários e gestores de empresas, inicialmente, o desafio foi enorme diante da dificuldade de estar distante de seus colaboradores e não acompanhar a rotina de trabalho. No entanto, essa metodologia mudou a visão do empreendedor, haja vista benefícios impactados para o seu negócio, como aumento na produtividade e na lucratividade, tanto é que muitos empresários não pensam na retomada presencial de todos os funcionários. Até mesmo a legislação trabalhista brasileira adequa-se para dar segurança para o empregador e o empregado.

O gerenciamento remoto pode se tornar um processo simples, desde que seja bem planejado e os envolvidos sejam comunicados de forma clara, objetiva e transparente. Os desafios são inúmeros, como: organizar rotinas, manter o engajamento e a motivação da equipe, rapidez na mudança de hábitos, ter criatividade para desenvolver novas formas para desenvolver antigas atividades, ser claro nas missões dos colaboradores e nos objetivos da empresa, especificar os horários da jornada de trabalho e orientar a equipe sobre a importância de separar a vida pessoal da profissional.

As vantagens de manter uma equipe remotamente são inúmeras, como: os salários e as despesas de escritório diferem, conforme a localização, não há mais fronteiras geográficas, fruto da tecnologia, então gera economia, assim como contar com profissionais mais qualificados, porém orientados sobre jornada de trabalho e metas a atingir, resultando em aumento da produtividade e melhoria nas tarefas, além de menor desgaste físico, em razão de não ter deslocamento de casa para a empresa. Portanto, há maior qualidade de vida para os funcionários e maiores ganhos para a empresa.

Com essa prática em alta, implanta-se o anywhere office (escritório em qualquer lugar), precisando apenas de ferramentas de colaboração, conexão com a internet e ambiente digital de trabalho. Ou seja, ter flexibilidade de produzir de onde estiver – pode ser em sua casa, em um coworking, um café com internet, até mesmo comprar uma passagem para Porto Seguro e ir para um lugar onde, ao mesmo tempo, desfruta de uma paisagem encantadora e relaxante e trabalha com mais empenho e dedicação. Vale ressaltar que o anywhere office modifica toda a estrutura organizacional, pois o foco empresarial está no  capital humano, porque, além do aumento da produtividade, aposta na criatividade, na otimização do tempo, na economia de aluguel e de outras despesas afins, fortalecendo a produtividade e o turnover de seus colaboradores.

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