CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

PAIIPME ajuda MPEs a acessarem o mercado europeu

Por Roberto Marinho

O PAIIPME – Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas contribui para a inserção competitiva das pequenas e médias empresas brasileiras na economia mundial.  É a maior iniciativa de cooperação técnica internacional do Brasil com a União Européia, ou seja, reforça as relações econômicas e comerciais entre o Brasil e o Velho Mundo.

Entre agosto de 2006 a junho de 2011, o PAIIPME já atendeu 2.500 pequenas e médias empresas de 21 setores; realizou 70 parcerias realizadas e 123 projetos estruturantes para a exportação e internacionalização; e participou de 90 feiras e missões nacionais e internacionais. Os bons resultados não param por aí. Também realizou: 33 projetos; 5 mil horas de capacitação para as empresas; 12 mil horas de consultoria para empresas, instituições parceiras envolvidas na cooperação; 5 Joint-Venture; 463 Diagnósticos; 50 workshop; e 123 pesquisas de mercado.

Ao todo, 6.700 pessoas foram treinadas em exportações e internacionalização. O programa envolveu 29 instituições parceiras, entre públicas e privadas, sob coordenação da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para tornar possível a execução do PAIIPME e evidenciar a relação de cooperação, União Europeia e Brasil compuseram o orçamento do Projeto considerando uma participação equitativa, no total de 44 milhões de euros: 22 milhões de euros da parte europeia e 22 milhões de euros da parte brasileira.

Por meio do projeto, MDIC E ABDI realizam intervenções junto às PMEs, levando em conta a realidade brasileira para inserção internacional desse segmento.

Saiba mais
PAIIPME

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae