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Otimizando o SEO de um site em 10 perguntas

Otimizando o SEO de um site em 10 perguntas
A otimização do referenciamento natural ou SEO ( Search Engine Optimization ) é essencial para melhorar a visibilidade e o ranking das páginas de um site nos resultados dos motores de busca. Se o seu site está envelhecendo ou perdendo velocidade, aqui estão as 10 perguntas a serem feitas para melhorar o SEO de um site. Ao analisar as estatísticas do seu site, você percebe que os visitantes estão se tornando cada vez mais raros, os artigos são cada vez menos lidos e que seu site está em declínio. Ao otimizar o SEO (Search Engine Optimization), você tem as chaves para fazê-lo aparecer novamente no topo da lista de resultados de busca do Google. Então, para tornar seu site visível novamente, aqui estão as 10 perguntas para fazer e corrigir!

1. O título de cada página está otimizado?

Verifique se todas as suas páginas têm um título diferente, com palavras-chave interessantes. Isso é reproduzido no nível das tags <h1> e <title>. A tag <title> aparece em azul nos resultados do Google e nas guias do navegador. A tag <h1> aparece no texto na parte superior da página da web. Essas tags devem conter uma descrição clara da página real (e não do site como um todo), incluir as principais palavras-chave da página, ser únicas (ou seja, diferentes em cada página) e não exceder 70 caracteres.
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2. Existem palavras-chave nos URLs?

Os endereços da Web sempre desempenham um papel importante no posicionamento das páginas. Se você deseja subir nos resultados do Google em uma determinada consulta, é melhor que as palavras-chave dessa consulta estejam presentes na URL. Os URLs otimizados tornam o conteúdo mais significativo e deixam claro para o Google sobre o que é a página. Portanto, evite URLs dinâmicos cheios de números como https://gr3web.com.br/comprar-backlinks. Configure seus links nas configurações gerais do seu CMS ( Content Management System ) para que o sistema envie automaticamente o <h1> nas URLs com palavras-chave separadas por hífens. Ou reescreva manualmente cada URL para destacar as palavras-chave de cada página.

3. A meta descrição é única em cada página?

A meta descrição é uma tag html que descreve o conteúdo de uma página da web. Exibido nos resultados da pesquisa, é o que incentiva o internauta a clicar no seu link e não em outro. É necessário otimizar a meta descrição de todas as páginas para que seja única, integrando suas palavras-chave. Não exceda 150 caracteres para evitar que a descrição seja truncada pelo Google.

4. As imagens têm uma alternativa de texto?

Antes de hospedar uma imagem em um site, o primeiro passo é nomear a imagem explicitamente para melhor referência. Comece renomeando seus arquivos de imagem adicionando palavras-chave, sem acentos, separadas por traços de 6: prefira “product-mot-cle.jpg” a “photo_1234.jpg”. Em seguida, é imprescindível preencher o atributo <alt> ou alternativa textual de todas as imagens para que sejam referenciadas no Google Imagens. Como o próprio nome sugere, o atributo <alt> contém um texto alternativo que aparece no lugar da imagem quando esta não é exibida corretamente nos navegadores. Preencha o atributo <alt> em imagens importantes relacionadas ao seu conteúdo textual.

5. O conteúdo é interessante para os internautas?

O conteúdo é rei: não podemos dizer o suficiente!  Assim, para subir nos resultados dos buscadores, uma página da web deve conter pelo menos entre 200 e 400 palavras. Mas para estar bem posicionado na primeira página do Google, é melhor que a página da web contenha mais de 2.000 palavras. Para reter (ou atrair) usuários da Internet para o seu site, escolha tópicos que os interessem e responda às suas perguntas. Publique novos conteúdos regularmente para que o robô do Google entenda que seu site está bem atualizado. Facilite a leitura das páginas priorizando-as com títulos de diferentes níveis (tags h1, h2, h3, etc.). Ilustre seu conteúdo com imagens atraentes e, se possível, vídeos. Se o conteúdo é rei, o vídeo é rainha! Presente em todos os meios digitais, o vídeo está no centro da estratégia de referência natural, pois é muito popular entre os internautas.

6. Você tem conteúdo duplicado?

Conteúdo duplicado , ou conteúdo duplicado, é uma das piores coisas para a referência natural do seu site, pois o Google é intransigente com conteúdo copiado e colado de forma idêntica em páginas diferentes. Evite copiar e colar textos que já foram publicados em outros lugares da Web, em especial fichas de produtos cedidas por fornecedores, press releases enviados por assessores de imprensa ou extratos de livros clássicos. Evite também a duplicação automática de conteúdo, que pode ser gerado automaticamente pelo seu CMS ( Content Management System ), por exemplo, ao exibir filtros em um site de comércio eletrônico ou categorias em um blog. Certifique-se de que cada página do seu site tenha um único ponteiro de domínio e um único URL. Se uma página do seu site tiver um URL antigo e um novo, você precisará configurar um redirecionamento 301 para informar ao mecanismo de pesquisa que a página foi movida.

7. Seu site é adequado para telas de celular?

Desde 2016, o Google privilegia em seus resultados de pesquisa sites cujo conteúdo se adapta aos tamanhos de diferentes telas ( design responsivo ) e que são facilmente utilizáveis ​​em um telefone ou tablet ( mobile friendly) . Ele até anunciou que iria basear toda a sua indexação nas versões mobile dos sites ( mobile first ). Portanto, verifique se seu site é compatível com todas as telas e acessível em diferentes terminais e navegadores. E se você precisar de conselhos sobre como torná-lo móvel, aqui está nosso tutorial:  “10 dicas para tornar um site móvel” .

8. Seu site carrega rapidamente?

Quanto mais tempo um site leva para carregar, mais visibilidade ele perde. O Google considera um site “lento” quando leva mais de 1,5 segundo para ser exibido no navegador. E 40% dos internautas abandonam uma página que demora mais de 3 segundos para carregar (estudo da Akamai, 2011). Para aumentar a velocidade de carregamento do seu site, você pode autorizar a compactação de seus recursos JavaScript e CSS com “gzip” ou “deflate”, explorar o cache do navegador (para recursos que podem se beneficiar dele), otimizar o peso das imagens ou remover JavaScript e CSS que bloqueiam a exibição acima da linha de dobra do site.

. Você tem muitos links internos e externos?

A vinculação interna consiste em multiplicar os links entre as páginas de um site. Ao comprar backlinks de qualidade, isso permitirá melhorar o pagerank (índice que mede quantitativamente a popularidade de uma página web) das páginas de um site graças à malha entre as páginas fortes, cujo pagerank é alto, e as páginas fracas, cujo pagerank é baixo . Sem mencionar que permite que o visitante ou o rastreador do Google veja outras páginas que, de outra forma, ele não teria visitado. A vinculação externa consiste em criar links de entrada (ou backlinks ) na Web que apontam para páginas em seu site. O objetivo? Fortaleça a popularidade do seu site com o Google. Graças à qualidade dos links criados, os backlinks promovem o referenciamento do seu próprio site. Prefira a qualidade à quantidade dos links e garanta que sejam o mais “naturais” possível.

10. Você facilita o compartilhamento nas redes sociais?

É aconselhável integrar barras de compartilhamento em suas páginas às redes sociais, para que os internautas possam distribuir facilmente o conteúdo em seus perfis. Também é necessário verificar se as tags Open Graph estão bem informadas em cada uma de suas páginas. As tags Open Graph permitem que o Facebook e o Twitter exibam corretamente suas páginas quando os usuários as compartilham, com uma imagem grande e informações claras. Entre as tags Open Graph existentes estão:
  • og:image, para indicar o URL da imagem a ser exibida
  • og:title, para exibir o título da sua página
  • og:description, para exibir uma breve descrição da sua página (máximo de 300 caracteres)
  • og:type, para especificar o tipo de sua página (site, artigo, vídeo, música, etc.)
  • og:url, para o URL canônico da sua página
Gabriel Lafeta

Gabriel Lafeta

Especialista
Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia.

Meu site:
https://www.gr3web.com.br

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