Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Os profissionais do futuro: ser workaholic está saindo de moda!

Os profissionais do futuro: ser workaholic está saindo de moda!

Talvez ao ler o título deste conteúdo você esteja se perguntando “mas, algum dia trabalhar além do horário foi moda?”. De certa forma, sim! Durante muito tempo, o profissional que trabalhava 12 horas por dia, era o primeiro a chegar no escritório e o último a sair era alvo de admiração.

Mas hoje, este cenário vem mudando e o menos, tem se tornado mais. O chamado workaholic, o profissional viciado em trabalho, estão saindo de moda para dar lugar e destaque a um novo futuro de trabalho muito mais saudável.

E que futuro é este? É exatamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento)!

O menos é mais? A produtividade é o que vale!

Menos reuniões demoradas que não levam a nada, menos powerpoints cheios de textos que deixam a apresentação cansativa, menos tempo trabalhando e mais otimização de tarefas. O menos se tornou o mais, e o que vale é ser um profissional produtivo e não ocupado.

Se até outro dia era legal se gabar pelo quanto se trabalha, hoje isso já não é mais motivo de orgulho.  Metodologias ágeis de desenvolvimento e de produtividade estão em alta tal como é o caso da Lei de Pareto que diz que 20% das coisas entregam 80% do valor, ou seja, priorizar sempre!

Em resumo, saber fazer mais com menos é a nova moda. O velho modelo de jornada de trabalho de 8 horas diárias, está cada vez mais em desuso e nós podemos provar isso!

A era do home-office e os seus benefícios

Para muitas empresas ainda é difícil aceitar o modelo de trabalho em home-office, mesmo em meio a uma pandemia pela qual estamos passando. E para alguns profissionais, também é, isto porque fomos ensinados a acreditar que trabalho é sinônimo de se deslocar todos os dias para o escritório.

E apesar das muitas mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo, os profissionais que trabalham das 8h às 18h ainda são o grupo majoritário, mas não único.

Mas vamos refletir: quantas vezes a tarefa que um profissional executa no escritório pode ser feita de qualquer outro lugar do mundo e em diferentes horários?

Logicamente, médicos cirurgiões, por exemplo, não podem viver esta liberdade geográfica, mas para profissionais que teriam esta liberdade, infelizmente, a velha crença de que só é bom quem trabalha através do modelo tradicional, permanece.

De fato, já existem muitas pessoas que trabalham a partir de suas casas e têm mais tempo para se dedicar à família, passam por menos estresse e têm mais tempo para cuidar de si mesmas. E tais vantagens representam uma tendência, principalmente para as novas gerações de profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho.

Criatividade não se força!

Infelizmente, a maioria dos profissionais ainda são forçados a ter ideias incríveis enquanto olham para as paredes da empresa, todos os dias. O grande problema é que as boas ideias não surgem quando nos forçamos a tê-las, elas costumam surgir em momentos de lazer e de descanso.

E se você está dentro deste modelo que o prende, sabe bem que um pensamento criativo pode surgir quando deitamos nossa cabeça no travesseiro ou numa conversa com os amigos e familiares.

Por isso, um modelo de trabalho mais flexível pode contribuir com o fluir de boas ideias. E é isto que estamos vendo atualmente, sobretudo, entre os profissionais que usam toda a sua criatividade no marketing digital.

A necessidade de modernização das empresas

Todo este contexto apresentado ao longo deste conteúdo, escancara a necessidade de uma modernização urgente das empresas que, ano após ano, insistem no antigo modelo de trabalho e subjugam a nova tendência do mercado.

Aceitar o home-office e outras modernizações trazem um aumento da produtividade e melhora da qualidade de vida do funcionário, e neste sentido, as empresas precisam mudar e aceitar que esta mudança pode trazer muitos benefícios ao negócio.

Gostou deste conteúdo? O quanto você concorda ou discorda desta nova realidade? Compartilhe conosco sua opinião e não deixe de conhecer o curso de pnl do IBND!

Rodrigo Huback de Azevedo

Rodrigo Huback de Azevedo

Entrou no jogo
Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.

You must login to add a comment.

Posts relacionados