CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Os Pequenos Negócios e as Oportunidades com o Governo – Uso do Poder de Compra do Estado

Os Pequenos Negócios e as Oportunidades com o Governo – Uso do Poder de Compra do Estado

As experiências internacionais mostram que o papel das micro e pequenas empresas como fator estratégico de desenvolvimento local já foi absorvido. O destaque é para a necessidade de utilização do poder de compra do governo como forma de incentivar o crescimento econômico regional, garantir estabilidade de demandas para o setor produtivo e fortalecer a longevidade dos pequenos negócios.

O “Uso do Poder de Compra do Estado” significa comprar de segmentos estratégicos e relevantes para o desenvolvimento econômico e social sustentável. Este é um mecanismo eficaz para reinvestir o orçamento do poder público no próprio município, fazendo com que os fluxos de negócios e a geração de renda sejam distribuídos num contexto de mercado local ou regional e os incentivos à produção local ampliem a renda das famílias. Essa visão política propicia um ciclo virtuoso de desenvolvimento local, gerando aumento de receitas públicas que poderão reverter na melhoria dos serviços públicos (Jacoby Fernandes). Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema, uma dica interessante de leitura é o livro: ‘O governo contratando com os pequenos negócios’ de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes publicado pelo Sebrae.

Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, é possível notar avanços nas abordagens do governo no que se refere às compras públicas conforme mostra o esquema abaixo:

PARADIGMAS DAS COMPRAS PÚBLICAS

1ª ONDA: Lei n. 8.666/93: ISONOMIA + MORALIDADE

Criar procedimentos para dar acesso ao poder de compra do estado e implementar os princípios da moralidade e da isonomia

2ª ONDA: EFICIÊNCIA + ECONOMICIDADE

Comprar mais rápido e melhor pelo menor custo possível, usando a escala do pode de compra do Estado

3ª ONDA: USO DO PODER DE COMPRA DO ESTADO

 Comprar de segmentos estratégicos e relevantes para o desenvolvimento econômico

 e social sustentável

 4ª ONDA: USO DO PODER DE COMPRA DO ESTADO ALOCADO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE

 

Na prática como esses avanços se transformam em oportunidades para sua empresa?

 Quando a renda e riqueza que foram geradas ficam em suas localidades de origem, elas se transformam em oportunidades para as empresas da região, promovendo assim um desenvolvimento local. Gilmar Barboza compartilha alguns caminhos interessantes que podem ser buscados pelas empresas, especialmente as micro e pequenas que recebem tratamento diferenciado nas compras governamentais. A compra de merenda escolar de produtores da região se apresenta como oportunidade interessante aos pequenos negócios, como exemplo a cidade de Pesqueira no sertão de Pernambuco.

Outra oportunidade é aproveitar os benefícios do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), cujo objetivo inicial foi de viabilizar a execução das obras de infraestrutura destinadas aos eventos esportivos Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, e posteriormente ampliado para as obras do PAC, obras de dragagem, saúde e educação. Vale lembrar que a norma atribui preferência ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Outro caminho interessante são as compras públicas sustentáveis, aquelas que incorporam requisitos de sustentabilidade nas especificações de bens e serviços.  Familiarize-se com esse tema, acessando o link: http://sebraemercados.com.br/?p=21661.

A figura abaixo apresenta outras possibilidades (clique na imagem):

Uso do poder de compra 3

Fonte: Gilmar Barboza da Forward Consultoria

Mais detalhes sobre cada um desses itens podem ser acessados nas apresentações disponíveis na página do Fomenta Nacional, evento que divulga oportunidades e facilita o relacionamento dos pequenos negócios com o governo, acesse aqui: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads. Novidades neste tema também estão disponíveis em: http://sebraemercados.com.br/?author=25, onde toda semana novidades são compartilhadas.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae