CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Os negócios de brinquedos de pelúcia no mercado turístico

Pelúcia_CapaDe acordo com dados da Abrinq, a indústria de brinquedos movimentou R$ 3,1 bilhões em 2010, 15% a mais do que em 2009. A previsão para os próximos anos é a de que o faturamento seja maior do que R$ 3,5 bilhões. Do total de brinquedos distribuídos no mercado brasileiro, 45% são fabricados pela indústria nacional, sendo que as expectativas do setor é aumentar esta para 70% até 2016. O empresário poderá obter mais informações acessando http://www.abrinq.com.br.

Como brinquedo infantil, os bichos de pelúcia tem uma demanda mais elástica nas datas comemorativas alusivas às crianças, mas como presentes de aniversário e lembranças de viagens para filhos, esposas, namoradas e outras pessoas queridas, sua comercialização é feita durante todas as fases do ano, em lojas de produtos infantis, lojas de brinquedos, magazines e bazares estabelecidas em shoppings, aeroportos, terminais rodoviários e locais de grande circulação de pessoas.

Apesar do mercado brasileiro de brinquedos ter sido bastante afetado pelos produtos importados da China, o nicho de bichos de pelúcia destinados a crianças não foi prejudicado, apesar do preço médio desse tipo de produto estar um pouco acima dos brinquedos chineses mais convencionais.

O mercado para bichos de pelúcia produzidos a partir de imagens locais também está sendo incluído entre aqueles que serão beneficiados pelo grande fluxo de turistas e viajantes durante os megaeventos esportivos que o Brasil abrigará nos próximos anos.

A realização da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas Rio 2016 pode gerar uma demanda extra bastante significativa para esse nicho de mercado, por conta dos mais de 600 mil visitantes estrangeiros que estarão visitando o país durante esses megaeventos esportivos. Além disso, mais de 3,1 milhões de brasileiros também estarão viajando pelo país ao longo dessas competições. Todo esse pessoal estará visitando pontos turísticos, participando de eventos populares e comprando lembranças dos locais por onde passa. O calendário de eventos que movimentam um número elevado de pessoas deverá ser bastante diversificado durante a realização desses megaeventos.

Aspectos do processo produtivo

A confecção de bichos de pelúcia é muito semelhante à confecção de roupas, cuja produção utiliza as mesmas máquinas e desenvolve praticamente o mesmo processo. Dessa forma, a experiência da empresa na área de confecção capacita-a também a aproveitar melhor os recursos a serem investidos na produção de brinquedos e bichos de pelúcia para fabricação de pijaminhas e camisolas do mesmo material.

Mas o processo requer alguns equipamentos específicos em cada fase da produção, entre os quais:

• Computadores para pesquisas sobre produtos, tendências de moda, tendências de mercado e estampas com motivos locais.

• Softwares especiais para planejamento do processo de modelagem e corte;

• Mesa para enfesto da malha e corte das peças;

• Mesa para preparação da costura;

• Máquina de corte;

• Mesa para limpeza das peças;

• Máquinas de costura e de acabamento nas peças;

• Outras máquinas e equipamentos também se farão necessárias no processo industrial.

• Os serviços a seguir poderão ser terceirizados:

• Transporte para apoio à logística de compra de materiais e de entrega de produtos;

• Pesquisa e criação de modelos e imagens de identidade local;

• Corte, costura das peças, bordados e outros.

 

Utensílios e ferramentas diversas também podem ser exigidos no processo industrial, como tesouras, caixas, cestos, facas, entre outros.

Informações como essas e muitas outras, como canais de distribuição, clientes, fornecedores, podem ser obtidas na publicação Ideias de Negócios para 2014 – Brinquedos de Pelúcia. Acesse a mesma aqui. No material, o empresário vai conhecer também um vasto material que o SEBRAE disponibiliza, em seu site, para orientar o planejamento inicial e a elaboração de um plano de negócios.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga