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Os ladrões do tempo

Os ladrões do tempo

Interrupções, reuniões, telefonemas, e-mails. Veja algumas sugestões sobre como agir diante destes e de outros desperdiçadores de tempo
Foto: Divulgação
No mundo corporativo, há uma legião de ladrões de tempo, os chamados
desperdiçadores. Eles agem sorrateiramente, reduzindo sua eficácia,
comprometendo suas metas, causando-lhe até mesmo estresse. Veja a seguir
os principais fatores mapeados e se estão presentes em sua vida.
1) Interrupções. 
Indicam que você tem valor, amigos
ou detém informações de interesse dos outros. As interrupções acontecem
por telefone, e-mail ou visitam você pessoalmente. Para reduzi-las:
  • aprenda a dizer NÃO e seja firme;
  • atenda às pessoas em pé;mantenha a porta da sala fechada;
  • continue escrevendo enquanto atende alguém;
  • filtre telefonemas e e-mails;evite ser receptivo a visitantes inesperados;
  • retire ou desloque cadeiras da sala dificultando a acomodação de terceiros;
  • use as palavras mágicas: desculpe-me, por favor e por gentileza.

2. Comunicação deficiente. Ocorre quando
responsabilidades e autoridade não estão definidas com clareza na
empresa ou quando há subordinados em excesso. A posologia consiste em:

  • defina com clareza metas e objetivos;
  • determine responsabilidades e atribuições;
  • utilize linguagem simples, concisa e sem ambiguidades;
  • havendo dúvida, pergunte:
  • procure fazer certo na primeira vez;
  • forneça informações seguras para permitir tomada de decisão consistente e ação imediata;
  • lembre-se de que a regra de ouro chama-se delegar.
3) Reuniões. Muitas são desnecessárias e agendadas
sem critério. Duram muito tempo, tornam-se evasivas e não geram
resultados. Para torná-las produtivas:
  • agende as reuniões com antecedência;
  • convoque apenas as pessoas diretamente envolvidas com o tema;
  • defina a pauta e comunique a todos com antecedência;
  • determine horário de início e término;
  • mantenha a pauta e busque a objetividade;
  • não permita interrupções externas e mantenha celulares desligados;
  • promova debates, tire conclusões, tome decisões e determine como agir;
  • registre ata ou memorando com resumo da reunião contendo a assinatura dos participantes;
  • faça reuniões curtas em pé.
4) Telefone. 
 Imprescindível na vida moderna,
constitui-se no maior vilão das interrupções e, por conseguinte, em uma
das fontes mais significativas de desperdício de tempo. Algumas dicas:
  • reserve horários para fazer e receber ligações;
  • relacione os telefonemas a serem feitos em ordem de prioridade;
  • prepare-se para cada uma das ligações munindo-se previamente de informações;
  • identifique-se no início da ligação – as pessoas não são obrigadas a reconhecer sua voz;
  • deixe recados claros e concisos;concentre-se em ouvir a
    pessoa com quem estiver falando, evitando desviar a atenção;
  • nunca prometa retornar uma ligação se estiver despreparado para tal ou não desejar fazê-lo;
  • nada de desculpas ou mentiras: 
  • use da honestidade dizendo que não pode atender naquele momento;
  • encerre suas conversas com cortesia, porém com objetividade.

5) Celular. 

Na mesma proporção em que agiliza as
comunicações, também atua como agente de interrupções, invadindo
inclusive sua privacidade. Sugestões para otimizar seu uso:

  • desligue o aparelho quando estiver em reunião ou realizando tarefa que exija concentração;
  • mantenha-o em vibracall para atender urgências;
  • utilize o identificador de chamadas para selecionar as ligações que merecem ser atendidas;
  • recolha mensagens na caixa postal duas vezes por dia e retorne as ligações em horários predeterminados;
  • grave uma mensagem personalizada no correio de voz;
  • considere a possibilidade de habilitar um segundo aparelho
    apenas para emergências, mas divulgue o número com seletividade;
  • evite atendê-lo quando estiver em casa.
6) E-mail.  
Substitui o telefone com objetividade.
Entretanto, quando utilizado sem critério, torna-se fonte de
interrupções, mal entendidos e até disputas judiciais. Formas de
gerenciá-lo:
  • instale um serviço antispam;
  • baixe suas mensagens no máximo quatro vezes por dia em horários predefinidos;
  • responda de imediato as mensagens recebidas e determine um tempo para fazê-lo;
  • utilize o subject (assunto) para classificar as mensagens;
  • organize pastas diversas para arquivamento;
  • crie regras de mensagens;
  • tenha uma assinatura eletrônica;
  • utilize um corretor ortográfico.
7) Internet e intranet. 
São instrumentos importantes
para acelerar a comunicação e busca de informações. Mas vale lembrar
que, às vezes, pode ser mais eficiente caminhar até a estação de
trabalho de seu colega. Além disso:
  • avalie de maneira criteriosa o uso da intranet e de comunicadores como Messenger e Skype;
  • tal qual o telefone e e-mail, seja seletivo e coerente no envio e recebimento de mensagens;
  • atenção com os sites navegados em virtude do risco de vírus e spywares (programas espiões);
  • solicite suporte ao responsável pela manutenção da rede caso note alguma irregularidade;
  • seja seletivo ao assinar boletins eletrônicos e não autorize a divulgação de dados seus ou da sua empresa.
Decerto há outros fatores de desperdício de tempo que poderíamos
relacionar. Mas atentando para estes sete aspectos, é certo que sua
produtividade pessoal aumentará.
Esteja sempre a postos para a ocorrência de imprevistos. Eles são
imponderáveis, por isso, deixe espaço em sua agenda para contratempos.
Planeje seu dia e sua vida tendo em mente: “e se…”.
Fonte: Portal Administradores
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