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Orientação e Informação: a chave do sucesso para quem recebe; responsabilidade e competência para quem fornece.

Orientação e Informação: a chave do sucesso para quem recebe; responsabilidade e competência para quem fornece.
Ontem recebi a monografia do final do curso de uma ex-estagiária aqui do Sebrae, a Paula Ramalho (Paulinha). O trabalho, cujo tema é OS IMPACTOS DA CRISE FINANCEIRA E ECONÔMICA MUNDIAL NO ORÇAMENTO PÚBLICO FEDERAL BRASILEIRO, muito bem elaborado, redigido e apresentado, mostra o quanto nossa querida Paulinha cresceu e tornou-se, de fato, uma Administradora que certamente trilhará o caminho do sucesso.Mas o que isso tem a ver com orientação e informação para micro e pequena empresa?

Permito-me, para iniciar a resposta, citar mais uma vez o trabalho da Paulinha, que em seus agradecimentos diz: “Eu decidi superar os desafios porque minha mãe, Jandina, sempre me fortaleceu. E, com muito carinho, esculpiu o meu caráter, afirmando que só por meio do conhecimento eu construiria o meu futuro com dignidade e respeito.”

Parece-me que aí, de fato, fica evidente a importância da orientação e informação, ou seja, produzir conhecimento suficiente para que as pessoas, físicas ou jurídicas, possam construir os seus futuros.

E é nesse contexto que o Sebrae (“Quem tem conhecimento vai para frente”), tem uma grande responsabilidade na produção de conhecimento, que necessariamente passa por orientação e informação. Nesse mote, a

Unidade de Acesso a Serviços Financeiros torna-se co-responsável, pois a assimetria de informações proporciona um distanciamento abismal entre o segmento dos pequenos negócios e o sistema financeiro nacional. No momento em que todos nós estamos planejando os projetos, atividades e ações para o período 2010/2012, é fundamental que esse tema seja contemplado e abordado de forma adequada.Mas essa tarefa não é fácil, tampouco deve ser executada de forma limitada. Os profissionais que se dedicam a essa missão, devem ter em mente a visão global do sistema financeiro e estar atentos aos movimentos do mercado, percebendo suas dificuldades e oportunidades, de forma que suas ações de orientação e informação sejam eficazes, transcendam os instrumentos de divulgação e cheguem a quem realmente delas necessitam: os pequenos negócios. Para tanto, instrumentos adequados são poderosas ferramentas para alcançá-los, como portais, revistas, blogs, palestras, fóruns, etc., porém, de nada valerão se não forem utilizados corretamente. Perceber o problema pela ótica do empresário de pequeno porte e traduzí-lo para os agentes do sistema financeiro é competência necessária para que todas essas ações de orientação e informação façam sentido e proporcionem o acesso a produtos e serviços financeiros bem com a redução de custos.

 

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