CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Organização financeira é importante para os estudos: confira como se preparar

Organização financeira é importante para os estudos: confira como se preparar

O ensino superior tem uma grande influência nas oportunidades de carreira para muitos brasileiros. De acordo com dados recentes da Pesquisa Nacional de Emprego e Renda, a pandemia de Covid-19 provocou impactos profundos no mercado de trabalho, e, apesar da intensa queda na oferta de empregos, as pessoas com maior nível de escolaridade tiveram um índice menor de corte.

Cenários como este reafirmam a importância de ter um curso superior, o que leva milhares de pessoas anualmente a realizar suas matrículas e rematrículas em universidades de todo o país. Até mesmo para quem acompanha as bancas de Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas e Vunesp para seguir carreira em concursos públicos, o ensino superior pode fazer toda a diferença. 

Apesar de tão importante, nem sempre é fácil iniciar uma graduação, e o dinheiro é um ponto que aparece com frequência entre um dos empecilhos. É necessário cuidado e planejamento para cursar uma faculdade, tanto particular quanto pública, já que custos como transporte, alimentação, livros e vários outros farão parte do dia a dia do futuro aluno. Mas, afinal, como se preparar financeiramente para fazer faculdade? Confira as principais dicas para conseguir iniciar e concluir o curso desejado.

  • Equilibre suas finanças

Antes de entrar na faculdade, é muito importante ter uma vida financeira equilibrada. Isso porque, além dos diferentes valores de cursos e instituições, a vida acadêmica apresenta outros gastos como apostilas, livros, palestras e outras oportunidades que poderão requerer mais investimento do que a própria mensalidade.

  • Quite dívidas em aberto

Entendendo que o curso superior exige investimento constante, é interessante procurar quitar todas as outras dívidas abertas antes de iniciar a graduação. Desta forma, não será preciso se preocupar com as parcelas, uma vez que este gasto já está enquadrado no seu orçamento, sem disputar com qualquer outro débito. 

  • Aprenda a poupar

A realidade financeira do país, infelizmente, não é suficiente para a maioria da população, especialmente entre os estudantes. Por isso, evitar gastos desnecessários é fundamental para cursar a faculdade com estabilidade. Vale, portanto, analisar o orçamento e identificar os gargalos que levam o dinheiro embora, como anuidade do cartão, compras por impulso, serviços de assinatura que não usa com frequência e outros. Economizar alguns reais pode até parecer pouco, mas fará uma grande diferença mês a mês. 

  • Faça renda extra

Garantir formas extras de obter renda pode ser um grande alívio no orçamento para ajudar a pagar a faculdade. Para isso, é válido encontrar oportunidades de negócio se desfazendo, por exemplo, de itens pessoais que não usa mais, comercializando doces, bolos e tortas, fazendo entrega aos fins de semana, fazendo unha das vizinhas, além de outros inúmeros tipos de serviço que podem trazer mais renda no fim do mês.

  • Aproveite oportunidades de desconto

Ao decidir iniciar um curso superior, toda oportunidade de desconto é bem-vinda. Por isso, realizar o ENEM é bastante importante e pode favorecer a entrada em uma universidade particular, com bolsa de até 100%. Prestar vestibular para universidades públicas também é uma forma de conquistar o sonho da faculdade mesmo sem condições de pagar pelo curso desejado. Além disso, também é possível tentar bolsas de estudo, optar por um curso à distância – que conta com valores mais acessíveis – ou até mesmo pagar a mensalidade antes da data, para obter uma porcentagem de desconto no valor das parcelas. 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Aline ReisSabe das coisas