Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Oratória para advogados: Por que é tão importante?

Oratória para advogados: Por que é tão importante?

Um bom advogado precisa ter diversas habilidades e conhecimentos sobre diferentes áreas e assuntos, mas sem dúvidas, entre uma das maiores prioridades está definitivamente, ter uma boa oratória. No mundo do direito a comunicação é algo constante, seja dentro do seu escritório para falar com clientes, em uma reunião com sócios ou em um tribunal.

 

Todo advogado vai estar sempre falando de maneira frequente, usando a sua voz como uma ferramenta importante de trabalho, sendo assim, é necessário saber falar bem. 

 

O problema é que grande parte dos advogados acredita que ter uma boa oratória se resume a falar termos difíceis, ou que esse não é um recurso tão importante quanto outros, se você tem isso na sua cabeça saiba que está extremamente enganado! 

 

Uma boa comunicação pode ser a resposta para solucionar muitos dos seus problemas e trazer soluções mais práticas dentro da sua rotina, sendo assim, desligue o seu inversor de frequência porque no texto de hoje, iremos mostrar para você o porquê a oratória para advogados é tão importante, confira!

 

Ajuda no diálogo com clientes, principalmente os leigos

 

Os clientes são peça-chave no cotidiano de qualquer advogado, e é claro que você sempre quer manter uma comunicação constante e estabelecer um certo relacionamento com eles, o problema é que muitas vezes, o que era para ser simples acaba tendo uma barreira devido à dificuldade de conversa e os termos rebuscados da advocacia. 

 

Mas como vimos acima, uma boa oratória não aquela complicada, e sim a que simplifica tudo, justamente para os clientes, saber falar com eles e explicar termos do “juridiquês”, faz com que seus serviços sejam mais acessíveis, e que você possa transmitir com mais clareza, tudo sobre o seu trabalho até mesmo para os mais leigos. 

 

Isso ajuda no seu dia a dia a fidelizar clientes e atrair novas pessoas até o seu escritório, quanto melhor for a sua fala e a relação entre você e seus clientes, melhores serão seus resultados de maneira geral. 

 

Mantém um bom relacionamento e negociação constante com sócios

 

Outras pessoas que costumam rodear um advogado no seu cotidiano são os sócios, atualmente, é comum ter pelo menos um sócio ou algum colega que te ajude em outras áreas do direito ou em questões burocráticas do dia a dia, sendo assim, a oratória também auxilia na negociação e no diálogo com essas pessoas. 

 

Você consegue expôr melhor seu ponto de vista e debater detalhes considerados importantes para o escritório, desde algo mais simples como a adição de um toldo policarbonato, até a ajuda na resolução de um caso de um cliente. 

 

Passa confiança ao júri na apresentação da defesa

 

Defender um caso durante uma audiência não é uma tarefa simples, e essa requer uma oratória exemplar, baseada em argumentos sólidos e uma fala constante, qualquer simples gaguejada ou indecisão no tom da sua fala pode ser decisivo para uma resposta negativa. 

 

Sendo assim, a oratória acaba sendo o recurso mais importante no momento de passar confiança ao júri no momento de apresentar uma defesa, quanto melhor a oratória, mais ela ajuda a transmitir dados de forma mais eficiente e impulsionar de maneira positiva uma boa argumentação. 

 

Consegue mediar conflitos em situações complicadas

 

Outro detalhe bem comum na rotina de um advogado é a mediação de conflitos, isso acontece até com uma certa frequência sendo esse profissional, o meio-termo para encontrar uma solução em determinados casos, mas essa nem sempre é uma tarefa simples. 

 

É necessário procurar ser a “voz da razão” e muitas vezes o intermediador em questões complicadas que podem até mesmo fugir do controle, sendo assim, uma boa oratória pode transmitir um pouco mais de paz para o ambiente que a qualquer momento pode se tornar caótico. 

 

Manter uma postura calma e escolher as palavras no momento certo, ajuda na mediação de conflitos e faz com que o advogado saiba contornar situações extremamente delicadas. 

 

Ajuda na persuasão

 

A advocacia tem muita negociação envolvida dentro do seu DNA, e dentro dela, é necessário estar sempre puxando a atuação um pouco mais para o seu lado, afinal, quem não quer que a balança industrial digital pese mais para você? Para isso, é necessário trabalhar muito bem a arte da persuasão. 

 

O convencimento é frequente para um bom advogado, que consegue persuadir as pessoas através de uma boa oratória, isso fornece a ele vitórias em casos mais complicados, reversão em situações difíceis e até mesmo conquista de novos clientes. 

 

Agora conte para a gente, como está a sua oratória? Você acha que ela poderia ser tão importante assim para um advogado? Deixe sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

You must login to add a comment.

Posts relacionados