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Oportunidades com o público masculino

Oportunidades com o público masculino

Ficar atendo ao perfil de compra dos homens pode gerar boas oportunidades de negócios. Eles participam cada vez mais das atividades de compra da família e são os maiores responsáveis por compras em supermercado.

O cenário da economia atual, resultante da globalização e das transformações tecnológicas, acaba influenciando diversos grupos e setores da sociedade. Uma breve avaliação do público consumidor masculino permite as seguintes observações:

  • Maior responsável pelas compras de supermercado;
  • Traje casual no trabalho estimula o consumo de moda;
  • Até advogados e o mercado financeiro aboliram o terno!

Quanto aos idosos com mais de 60 anos:

  • Em 1970, 20% não tinham rendimento. Atualmente, apenas 2,4%;
  • Assumem 45% das despesas. Quando são chefes de família este percentual sobe para 69%;
  • Entre 1986 e 1998 dobrou o número de idosos com renda superior a 10 salários mínimos;
  • A maior parte trabalha, sendo que 60% são autônomos.

A Nova Economia produziu mudança significativa no perfil de compra dos homens. Veja as principais tendências:

Compras em supermercado

Os homens participam de forma crescente nas atividades de compra da família. São os maiores responsáveis por compras em supermercado.

Traje casual

No trabalho, o traje casual estimula consumo de moda. A maioria das empresas aboliu o uso do terno em troca do esporte fino. Os ternos da Vila Romana respondem por 40% das vendas contra 80% há cinco anos. Até os advogados e o mercado financeiro aboliram o terno!

Idosos: um filão atraente para novos negócios

O grupo de consumidores considerado idoso (acima de 60 anos) representa uma grande oportunidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1998 eram 14 milhões (o equivalente a 8,8% da população) e, em 2020, conforme estimativa, serão 25,3 milhões, transformando-se em um filão cada vez mais atraente para novos negócios – ainda mais considerando que existe uma grande carência de produtos e serviços para esse grupo.

  • Os setores que já exploram essa parcela de consumidores são: serviços de venda de ingressos com transporte, hotéis, associações de prática de esportes, agências de turismo;
  • Moda, vestuário, além de segmentos relacionados à saúde, culinária, meio ambiente e decoração, compõem a lista de interesses especiais de pessoas idosas. Este público também gosta de praticar atividade física, dançar e viajar, tendo necessidade de integração social com grupos da mesma faixa etária;
  • Em 1970, 20% não tinham rendimento. Atualmente, apenas 2,4%. Aposentadorias do estado e de planos privados, associadas ao fato de que a maioria dos idosos trabalha, fazem com que a classe tenha potencial de compra;
  • Entre 1986 e 1998, dobrou o número de idosos com renda superior a dez salários mínimos e a maioria deles trabalha (60% são autônomos);
  • Os idosos assumem 45% das despesas e, quando são chefes de família, esse número chega a 69%. Como os filhos e, às vezes, os netos, continuam morando em casa, é comum que o idoso assuma as despesas familiares.

 

Hábitos de consumo dos idosos

  • 80% assistem TV;
  • 46% leem jornal;
  • 27% gostam de livros;
  • 31% alugam filmes em locadoras;
  • 36% têm telefone celular;
  • 92% das mulheres consomem cosméticos;
  • 57% compram produtos de maquilagem;
  • 55% têm cães e gatos;
  • 48% costumam cuidar de plantas.

 

Confira mais matérias como essa na seção de “Consumidor” aqui no Sebrae Mercados.

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