CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Oportunidade de constituição de Sociedade de Garantia de Crédito no Nordeste

A Redepetro RN é uma organização em rede constituída por 119 empresas e 12 instituições fornecedoras de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo e gás no Rio Grande do Norte. Instalada em agosto de 2008, em Mossoró (RN), funciona no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bolonha, do Senai, como projeto especial fundamentado em termo de cooperação entre agentes produtivos da cadeia de petróleo e gás.

Sua governança é constituída por uma Secretaria Executiva e quatro grupos de trabalho (negócios, capacitação, financiamento e infraestrutura de QSMS). É apoiada por um comitê gestor, do qual participam operadoras, grandes fornecedores, instituições de governo, instituições acadêmicas e outras entidades com interesse no setor de petróleo e gás no Rio Grande do Norte.

A rede tem o apoio da Petrobras, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Sebrae, Sedec-RN, FIERN-Senai, IFRN, UNP e Caixa. As empresas e instituições vinculadas à Redepetro/RN prestam serviços ou fabricam bens que atendem aos segmentos de exploração, produção, refino, transporte e distribuição de óleo e gás.

O principal foco é a geração de negócios pela articulação qualificada entre demanda e oferta de empresas localizadas na região, visando ao ganho de competitividade das empresas e instituições vinculadas à rede, por meio de: i) realização de encontros de negócios; ii) ampliação da visibilidade das empresas locais; iii) facilitação da comunicação e inter-relacionamento; e iv) fomento à capacitação, certificação e inovação tecnológica na região.

Em novembro, durante encontro com mais de 150 empresários ligados à Redepetro/RN, em Mossoró, apresentamos, pelo Sebrae Nacional, como a instituição vem fomentando as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) no país. Nosso principal objetivo foi sensibilizar os presentes para a criação de uma SGC que atenda a toda a microrregião de Mossoró.

A região de Mossoró, com mais de 200 mil habitantes, se insere num grupo de médias cidades brasileiras em fase de franco crescimento econômico. Tem um comércio local ativo e diversificado que suporta as atividades da indústria de beneficiamento de sal e cadeia de óleo e gás, considerada a maior do país no que diz respeito à extração de petróleo em terra. Além disso, o governo local aposta na transformação do município num polo de ensino de nível superior e também numa região produtora de minerais mais uma vez, principalmente do minério de ferro e do tungsténio.

A semente para constituição da SGC foi plantada, o ambiente empresarial é muito bom e o cenário econômico da região é favorável. Cabe agora aos empresários partir para a mobilização e articulação institucional de parceiros, para que mais uma vez comprovem sua capacidade de organização associativa.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae