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Oportunidade com o adestramento de cães

Oportunidade com o adestramento de cães

adestramento de cães

O adestramento de cães é o treino para se obter obediência e controle do seu comportamento. Sua origem remonta ao final do século XVIII, quando “foxhounds” e “beagles” foram utilizados nas caçadas imperiais por caçadores e criadores de cavalo.

O mercado de animais de estimação brasileiro tem apresentado um potencial cada vez maior nos últimos anos.

Os números sobre o mercado pet no Brasil impressionam: segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), o país tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, com cerca de 98 milhões de animais de estimação (dos quais cerca de 30 milhões são cães). Está atrás apenas dos Estados Unidos.

As metrópoles brasileiras, assim como muitas outras cidades do mundo, têm observado principalmente nas últimas décadas, transformações significativas em seu perfil demográfico e nos hábitos de sua população. Elas vão desde o crescimento do número de casais sem filhos, o aumento de domicílios habitados por uma só pessoa e, até mesmo, a diminuição do tamanho das residências e espaços para lazer.

Para a ASSOFAUNA – Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao uso Animal -, todas estas transformações contribuíram para o aumento de lares com cães, assim como, para a busca por serviços que auxiliem os donos desses animais.

Ainda segundo estudo realizado em 2010 pela Anfalpet, o mercado de equipamentos e acessórios para pets representa 8% de todo o setor, complementado por alimentação (66%), serviços (20%) e medicamentos veterinários (6%).

Nessa perspectiva, o mercado pet tem mostrado nos últimos anos o seu potencial de crescimento. As indústrias de produtos para a saúde animal, por exemplo, investem cada vez mais em pesquisas e inovações para oferecer aos donos o melhor para os seus animais.

Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:

  • Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
  • Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
  • Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
  • Participação em seminários especializados.

Oportunidades: atividade que proporciona socialização e bem-estar para os animais

A atividade de adestramento de cães tem aumentando sua visibilidade no mercado pet brasileiro porque possui uma imagem muito positiva associando cuidados e bem-estar dos animais. Contratar um adestrador de cães, além de economizar tempo do proprietário, também traz benefícios para o cão de estimação.

Adestramento é diversão, atenção, carinho e brincadeira, que aliados com uma boa forma de interação se transformam em um cão obediente e socializado. A maior vantagem para os cães é uma maior interação que ele terá com os donos, como realizar um truque, sem destruir um móvel ou comer um sapato.

Além disso, correr e brincar durante as aulas de adestramento cansa e desestressa o cão, melhorando sua postura.

Ameaças: Concorrência e questão financeira

Esta é uma atividade relativamente fácil de ser feita, e por isso há uma grande concorrência em certos bairros nas principais cidades. O empreendedor deve escolher uma boa localização de preferência longe dos concorrentes e assim poder cobrir uma grande área habitacional.

Para se manter livre da concorrência, o adestrador pode também investir em divulgação, conceder descontos e benefícios ao consumidor e estabelecer parcerias com estabelecimentos afins. As principais fontes de concorrência são as lojas pet e os canis, que desempenham um trabalho muito bom por conta da experiência. Pode ser necessário que o empreendedor visite estes estabelecimentos para verificar como funciona o ambiente do ponto de vista do consumidor e assim pensar em métodos de oferecer melhores serviços aos seus consumidores.

Mesmo com a atividade de adestramento de cães crescendo no Brasil, alguns fatores ainda impedem o seu total desenvolvimento. O primeiro deles é a questão financeira. Muitos dos proprietários de cães ainda não tomaram consciência que possuir um animal de estimação exige um investimento fixo que trará benefícios para todos os membros da família (um cãozinho saudável, obediente e feliz só traz alegria e não causa problemas em casa). Uma pesquisa realizada pela Radar Pet em 2009, mostra, por exemplo, que poucos brasileiros têm o hábito de levar seu cão ao veterinário. Os dados da pequisa mostram que apenas 24% dos proprietários de cães e gatos têm o hábito de levar seus bichos de estimação para consultas preventivas. Se forem considerados aqueles que levam seus pets para tratamentos prolongados, este número cai para 11%.

Segue descritivo do investimento médio em equipamentos necessários à estruturação de uma empresa de adestramento de cães (calculado em aproximadamente R$ 6.600,00):

  1. Macacão de couro em couro bufalado ou em coro nobuk, todo acolchoado em feltro e lona com espessura de 12mm e 10mm. Utilizado para adestramento de cães domésticos e para guarda reside: R$ 1.800,00.
  2. Manga revestida internamente por feltro e lona e fabricada em rami, utilizada no adestramento inicial dos cães: R$ 500,00.
  3. Manga profissional revestida por couro e fabricada em polipropileno, utilizada para provas de adestramento e em cães adultos: R$ 550,00.
  4. Vara flexível confeccionada em poliéster ou plástico e revestida por feltro, utilizada no adestramento de ataque e defesa: R$ 150,00.
  5. Salsichão em rami, juta ou sisal, com comprimento de 1,10 metros, utilizada em adestramento de obediência, brincadeira e guarda: R$ 150,00.
  6. Cambão confeccionado em dois canos de alumínio de espessura 2,5mm, diâmetros de 22 a 28 mm e 1,40 m de comprimento. Utilizado para aqueles cães que apresentam agressividade no início do adestramento: R$ 700,00.
  7. Bola de borracha utilizada no treinamento tanto em filhotes quanto em cães adultos, para brincadeiras programadas: R$ 50,00.
  8. Obstáculo regulável confeccionado em ferro e madeira, com largura de 1,50m e altura de 1,00m. Utilizado para ensinar o cão a pular diferentes alturas: R$ 1.400,00.
  9. Objeto para faro confeccionado em couro, com tamanho de 10cm X 10cm. Utilizado para treinamento na invasão de domicilio e brincadeiras: R$ 800,00.
  10. Outros equipamentos complementares: coleiras, anti-mordeduras, apitos e pequenos acessórios para diversão e bem-estar dos cães, tais como brinquedos, kit de primeiros socorros, petiscos, sacos para recolher dejetos, toalhas, vasilhas petdrick (para o cão beber água), etc. : R$ 500,00.

É importante lembrar que os preços acima assinalados podem variar bastante conforme a marca do produto e o tipo de material escolhido.

A área administrativa da empresa de adestramento exige o seguinte investimento (R$ 5.000,00):

  1. Microcomputador: R$ 2.500,00.
  2. Impressora laser: R$ 500,00.
  3. Mesas (2): R$ 500,00.
  4. Cadeiras (6): R$ 900,00.
  5. Telefone: R$ 300,00.

Investimento inicial para divulgação do negócio (R$: 1.550,00).

  1. Elaboração de um site próprio: R$ 1.200,00;
  2. Produção do material divulgação (cartões de visita, folhetos etc.) : R$ 350,00;

O espaço para funcionamento da empresa de adestramento de cães deve contemplar a estrutura administrativa e operacional da empresa e a área de treinamento (de preferência gramada, em um amplo espaço). Portanto, recomenda-se a utilização de uma chácara ou casa com grande área livre, com uma boa distância de vizinhos. O investimento para adaptação da estrutura varia de acordo com as condições das instalações elétricas e hidráulicas do imóvel. Estimando um custo de R$ 15.000,00 para a reforma do local e R$ 4.500,00 de capital de giro, o investimento total para uma escola de adestramento de cães fica em R$ 32.650,00

É importante lembrar que o investimento em cursos e formações sobre adestramento para o empreendedor e sua equipe é recomendável.

Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber exatamente quais tipos de serviços de adestramento serão ofertados e qual o porte da empresa. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir esse negócio, a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócio (para elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu Estado).

Além disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc.

Obtenha mais informações acessando o estudo no Portal do Sebrae.

Confira mais matérias como essa na seção de “Ideias de negócios” aqui no Sebrae Mercados.

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Comentário ( 1 )

  1. Realmente existem vários adestradores em São Paulo, mas, por experiência pessoal, são poucos que realmente se destacam. Oferecer um serviço de adestramento precisa ser feito por pessoas que amem os cachorros e não apenas para prestar um serviço, o diferencial do negócio estará nesta atitude.
    Seria interessante também um artigo sobre groomers, ou tosadores profissionais, não aquela tosa feita em pet shops que apenas encurtam o pelo. Me refiro ao design de pelos mesmo.
    Obrigado!

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