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Oportunidade com a fabricação de marmitex

Oportunidade com a fabricação de marmitex

como fabricar e vender marmitex

A correria do dia a dia faz com que as pessoas procurem alternativas rápidas de almoço ou mesmo entregas de alimentos no trabalho ou escritório, abrindo espaço para a produção e entrega de marmitas.

Segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o mercado de food service, ou de alimentação fora do lar, tem crescido a taxas de 12% ao ano, contra os 4% do setor alimentício como um todo. Trata-se do ramo de alimentação que mais cresceu depois do Plano Real. Entre 1993 e 1999, a venda de comida fora do lar aumentou 167%, enquanto o varejo alimentício tradicional cresceu 54,8%. Em 2000, o food service foi responsável por um quarto do faturamento total da indústria alimentícia, movimentando R$ 23 bilhões.

Alguns dados da Aberc (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas) comprovam a importância que o setor de fornecimento de refeições tem para o desenvolvimento do país. Em 2011, a estimativa é que sejam servidos 10,5 milhões de pratos por dia, enquanto 6 milhões de pratos são consumidos em restaurantes convencionais e 150 mil pratos são consumidos por funcionários que almoçam em restaurantes administrados pela própria empresa em que trabalham.

O setor de refeições coletivas movimenta a cifra astronômica de R$ 12,5 bilhões por ano. As empresas do segmento proporcionam 180 mil empregos diretos, consomem um volume diário de 3 mil toneladas de alimentos e geram uma receita de R$ 1 bilhão de reais anuais entre impostos e contribuições.

A maioria dos consumidores situa-se em áreas que apresentam grande concentração de escritórios, lojas, consultórios e serviços públicos. As pessoas que recorrem a este serviço utilizam, como meio de pagamento, cupons de refeição (vale-refeição e vale-alimentação) fornecidos pelos empregadores.

Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência.

Seguem algumas sugestões:

  • Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
  • Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
  • Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
  • Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
  • Participação em seminários especializados.

Investimento inicial

O investimento varia de acordo com o porte do empreendimento. Considerando uma empresa de fornecimento de refeições instalada numa área de 60 m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 65 mil, aproximadamente, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:

  • Reforma do local: R$ 30.000,00.
  • Fogões industriais (seis bocas): R$ 3.000,00.
  • Freezer horizontal: R$ 2.000,00.
  • Multiprocessador de alimentos: R$ 1.500,00.
  • Cortador de frios: R$ 2.000,00.
  • Extrator de sucos industrial: R$ 500,00.
  • Forno de microondas: R$ 500,00.
  • Liquidificador industrial: R$ 500,00.
  • Geladeira: R$ 2.500,00.
  • Marmiteiros: R$ 1.000,00.
  • Telefone, microcomputador e impressora: R$ 6.000,00.
  • Estoque inicial: R$ 9.000,00.
  • Capital de giro: R$ 6.500,00.

Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.

Obtenha mais informações acessando o estudo no Portal do Sebrae.

Confira mais matérias como essa na seção de “Ideias de negócios” aqui no Sebrae Mercados.

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