Um evento da proporção dos jogos olímpicos deve ser bem recebido pelos comerciantes a fim de garantir vendas, fugir da recessão e ter lucro mesmo num cenário de crise econômica, além disso, os empreendedores tem a chance de dar visibilidade internacional ao produto brasileiro.
Segundo a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a expectativa é de que o país receba entre 350 a 500 mil turistas estrangeiros durante o período. Com o alto número de visitantes é necessário dar uma atenção especial à sua marca e aos produtos disponíveis.
Esse contexto se converte em chance de aumentar as transações comerciais das pequenas empresas, tanto àquelas que estão situadas nas cidades-sede quanto para as demais que não receberão diretamente atividades do evento.
Adequação do atendimento aos turistas – É necessário contratar funcionários qualificados para conversar em outros idiomas, de preferência, inglês e espanhol.
Personalização dos produtos – Tornar única a experiência de compra adequando os produtos e embalagens, deixando à mostra traços da cultura nacional.
Relacionamento online – Uma forma de comunicação direta com o público, monitorar a repercussão dos conteúdos nas mídias sociais aproxima a marca dos interesses dos consumidores.
Diversificação dos canais de vendas – As empresas que querem seguir fortalecidas e crescendo devem estar disponíveis também virtualmente. Ofereça sempre novidades, promoções e vantagens aos visitantes do seu e-commerce.
Design como diferencial – Aperfeiçoando a produção e reduzindo custos a marca é mais valorizada, aumentando também a sua competitividade.
Responsabilidade socioambiental – Através da adoção de práticas em favor da sociedade e do meio ambiente, a marca cria uma imagem positiva no mercado.