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Oito passos para turbinar as vendas de sua pequena empresa

Oito passos para turbinar as vendas de sua pequena empresa

MoedasMatéria publicada no site do Estadão PME ressalta que cuidar dos clientes é tão importante quanto cuidar dos seus produtos e serviços.

De acordo com Jairo Martins, superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), conhecer e ouvir o cliente, identificar e analisar suas necessidades para oferecer serviços e produtos mais adequados ao público-alvo, além de encontrar canais de divulgação e serviços mais assertivos devem estar presentes nas práticas e estratégias elaboradas pela empresa.

Segundo ele, empresas de todos os portes e setores têm se preocupado em elaborar metas e estratégias mais fieis às necessidades dos seus clientes, utilizando informações obtidas no mercado e por meio de pesquisas.

“As organizações brasileiras estão cada vez mais maduras e preocupadas em buscar a excelência de sua gestão e entender as necessidades de seus clientes e do mercado como um todo, visando à criação de valor de forma sustentada e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados”, afirma.

Veja a seguir oito passos, com base em uma metodologia disseminada pela FNQ, que podem servir de referência para o relacionamento com clientes.

  • Conheça e ouça os clientes.
  • Interaja.
  • Divulgue seus produtos e sua marca.
  • Tenha clareza nas mensagens.
  • Avalie a percepção da sua marca.
  • Relacione-se com seu cliente.
  • Gerencie reclamações e sugestões.
  • Fidelize o cliente.

Para saber mais, leia a íntegra do texto no Estadão PME.

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