Matéria publicada no site do Estadão PME ressalta que cuidar dos clientes é tão importante quanto cuidar dos seus produtos e serviços.
De acordo com Jairo Martins, superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), conhecer e ouvir o cliente, identificar e analisar suas necessidades para oferecer serviços e produtos mais adequados ao público-alvo, além de encontrar canais de divulgação e serviços mais assertivos devem estar presentes nas práticas e estratégias elaboradas pela empresa.
Segundo ele, empresas de todos os portes e setores têm se preocupado em elaborar metas e estratégias mais fieis às necessidades dos seus clientes, utilizando informações obtidas no mercado e por meio de pesquisas.
“As organizações brasileiras estão cada vez mais maduras e preocupadas em buscar a excelência de sua gestão e entender as necessidades de seus clientes e do mercado como um todo, visando à criação de valor de forma sustentada e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados”, afirma.
Veja a seguir oito passos, com base em uma metodologia disseminada pela FNQ, que podem servir de referência para o relacionamento com clientes.
- Conheça e ouça os clientes.
- Interaja.
- Divulgue seus produtos e sua marca.
- Tenha clareza nas mensagens.
- Avalie a percepção da sua marca.
- Relacione-se com seu cliente.
- Gerencie reclamações e sugestões.
- Fidelize o cliente.
Para saber mais, leia a íntegra do texto no Estadão PME.