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O Serviço de SEO pode realmente fazer a diferença para seu site?

O Serviço de SEO pode realmente fazer a diferença para seu site?

Um bom serviço de SEO pode impactar significativamente o tráfego orgânico, ou pago, para o mundo virtual da sua marca, loja ou portfólio pessoal. Mas sabemos que tráfego nem sempre significa conversão, por este motivo é preciso contar com um trabalho especializado e de qualidade. Se você está se deparando somente com promessas de tráfego e se os acessos ao seu site não estão oferecendo a conversão que você precisa, é bom atualizar seus conceitos em relação ao que realmente faz diferença em um bom serviço de SEO.

A internet já se mostrou por várias vezes um mundo de infinitas oportunidades em diversas áreas. Mas não é tão simples vender na internet ou aumentar o número de pessoas que veem sua marca. Existem estratégias de otimização para isso.

SEO com foco em vendas para o seu Negócio

Atualmente, as Agências de SEO tem se tornado importantíssimas para os negócios de ambas as esferas de mercado.

Mas você realmente sabe tudo que pode ser feito por uma Agência de SEO?

Sua sigla significa “Search Engine Optimization”, ou então em português, otimização para mecanismos de busca. Ou seja, trata-se das diferentes formas possíveis, não só de otimizar um conteúdo para que ele seja indexado da melhor forma pelo Google, mas de realizar diversas ações voltadas para buscar as primeiras posições em relação às pesquisas na internet.

Parece algo relativamente simples, mas é bem assim. Além de ser difícil conseguir colocar um determinado termo (palavra-chave usada em pesquisas no Google) na primeira página de resultados de uma pesquisa, existe a tarefa de conservá-lo lá.

A Agência de SEO é especializada em fazer com que sua marca ou então algum conteúdo que ela disponibilizar esteja entre as primeiras posições em uma SERP (página com resultados de uma pesquisa). Isso faz com que uma série de benefícios sejam agregados à sua empresa. Conheça os principais.

Vantagens de Trabalhar com uma Agência de SEO

Abaixo vamos mencionar uma série de benefícios que o Serviço de SEO pode trazer ao seu negócio quando implementado da forma correta.

Aumento das Vendas

Quando estamos na primeira página das pesquisas, normalmente mais pessoas entram em contato com sua loja, negócio, marca ou serviços oferecidos.

Uma empresa que está bem colocada na internet logicamente possui mais clientes, e consequentemente seus ganhos aumentam.

Existem casos de empresas que ao entrarem na internet de maneira adequada e com estratégias para SEO, conseguiram até mesmo triplicar o faturamento.

Nesse sentido, é preciso utilizar a estratégia correta para posicionar a palavra certa. Geralmente uma boa palavra-chave, que corresponde ao termo inserido na busca, pode ter muita concorrência e ao mesmo tempo ter muita relevância por meio da alta quantidade de buscas.

A questão é que nem sempre um bom posicionamento em relação às palavras-chave muito utilizadas traz conversão. É preciso fazer um bom trabalho por meio de palavras-chave, sempre pensando na possibilidade de conversão.

Faturamento Adicional – Anúncios e Propagandas

Com certeza você já entrou em um site e viu propagandas nas laterais e até mesmo no meio do texto.

Essas são as propagandas do Google Ads. A Agência de SEO também é especializada em disponibilizar essas propagandas de acordo com os gostos dos visitantes do seu site.

É possível ter um bom lucro com essas propagandas, cada clique sobre determinada promoção, faz com que você ganhe uma quantia específica (geralmente cotada em dólares).

Marca Disseminada

Outro fator importantíssimo que surge com o bom suporte de uma Agência de SEO é a disseminação do seu nome ou então da sua marca. Quantas empresas você conhece que trabalham somente de maneira física, não possuindo um endereço eletrônico? Ter um site rendendo pra você é essencial, principalmente nos momentos de crise.

Detalhes do SEO em Conteúdo

Uma Agência de SEO fica responsável por buscar conteúdos que sejam relevantes na internet, e que sua empresa deve disponibilizar sempre de forma estratégica.

Já passou pela sua cabeça algum termo que ainda não tenha sido pesquisado na internet? Mesmo assim, o conteúdo que você postou não recebeu nenhuma visita, por quê?

Considerando que o seu site já esteja bem indexado, responsivo e com uma boa performance, o passo seguinte é trabalhar nas “palavras-chave” ou como costumam chamar no mundo do SEO, as “keywords”. Não basta colocar um texto disponível, é preciso fazer com que o Google “enxergue”, por meio da indexação correta, no texto uma relevância em relação a um nicho específico. E para esse trabalho é fundamental a junção de bons conteúdos com uma boa organização de palavras-chave, essa é uma das atividades coordenadas por uma Agência de SEO.

Relação Entre Palavras-Chaves e Tráfego

Muito do faturamento do seu site via Adsense se dá por meio do seu tráfego. Esse tráfego pode ser orgânico, ou então pago. A base do SEO é orgânica e ocorre, em parte, por meio das palavras-chaves corretas.

A Agência de SEO escolher as palavras que irão se tornar os títulos de seus conteúdos, pois possuem um número de pesquisas mensais diferentes de uma para outra. Um exemplo: o termo “Consultoria em SEO” possui 90 pesquisas mensais, enquanto o mesmo termo sem a palavra “em”, possui 750 pesquisas.

A Agência de SEO escolherá o termo adequado de acordo com a autoridade que seu site possui, sempre observando a força de sites concorrentes.

Relação de Palavras-Chaves e CPC

O CPC é o que chamamos de custo por clique. Basicamente, é o que o Google Adsense cobra do anunciante, pagando uma parte em dólares por clique nas propagandas de determinados conteúdos.

O CPC é único para cada palavra-chave, então “Consultoria em SEO” possui um CPC, e “Consultoria SEO” possui outro. Compreendeu?

Mas então, quanto maior for o CPC, mais eu ganho? Depende!

Isso porque o CPC pode ser bem alto, mas o número de pesquisas pode ser baixo.

Portanto, há de se ressaltar novamente a importância da Agência de SEO para o seu negócio voar na internet!

Conheça as Ferramentas

Além de contratar uma boa Agência, é importante que você também conheça um pouco do mundo do SEO. E sabe por quê?

Porque ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo, isso significa que a união dos dois conhecimentos pode alavancar ainda mais as suas vendas.

Quando contratar uma Agência de SEO tente entender um pouco dos seus serviços e como eles funcionam. Dessa forma, você também pode auxiliar dando dicas de termos relacionados ao seu produto, palavras-chaves ou até mesmo estratégias únicas que somente o dono da empresa poderia criar pensando no futuro estratégico do negócio.

A seguir colocamos as principais ferramentas que uma Agência de SEO utiliza. Tente sempre verificar se a Agência tem o domínio das ferramentas corretas, afinal, tem muita empresa hoje em dia que diz trabalhar com SEO e simplesmente focam os esforços somente na criação de conteúdo.

SEMrush

O SEMrush é uma das mais poderosas ferramentas para trabalhos em SEO da atualidade, uma boa Agência de SEO certamente vai utilizar essa ferramenta em uma auditoria. Essa ferramenta agrega diversas soluções que podem ser exploradas entregando resultados para:

  • Comércio eletrônico;
  • Empresas;
  • Pesquisas competitivas;
  • Agências.

Alguns relatórios podem ser gerados com a barra de pesquisa do SEMrush e outros requerem a configuração de um Projeto.

Os projetos permitem a configuração de 12 ferramentas diferentes que analisam todos os aspectos da visibilidade online de um site. Também é possível acompanhar o progresso com relatórios e gráficos por e-mail em cada ferramenta do Projeto. O compartilhamento de projetos também está disponível para facilitar a colaboração entre equipes e agências. As ferramentas de SEO do SEMrush permitem:

  • Auditoria técnica em SEO em qualquer site;
  • Monitoramento diário de resultados;
  • Análise estratégica de SEO em relação aos concorrentes;
  • Análise do perfil de backlinks de qualquer site;
  • Ideias de palavras-chave;
  • Monitoramento de textos de anúncios e páginas de destino de concorrentes;
  • Otimização de listas de palavras-chave negativas;
  • Verificação de custo médio por clique (CPC);
  • Análise de concorrentes em redes sociais;
  • Gestão de anúncios e campanhas do Facebook;
  • Otimização de imagens e links de postagens;
  • Extensão do Chrome para melhoria de processos;
  • Ideias de conteúdo;
  • Modelos para criação de conteúdo otimizado para SEO;
  • Verificação de qualidade de um conteúdo;
  • Avaliação de artigos externos;
  • Análise de tráfego;
  • Análise de mercado personalizado (até 20 domínios).

Como podemos ver é uma ótima ferramenta, especificamente desenvolvida para Agências de SEO que querem produzir um resultado seguro.

Google Search Console

Muito associado com o Google Analytics, que analisa o comportamento do usuário em um site, o Google Search Console objetiva entender a visão do Google em relação a um site.

Portanto, essa é uma ótima ferramenta para analisar tecnicamente como o seu site aparece para o Google. Antes era denominado Webmaster Tools, muito voltado para técnicos, hoje ficou mais popular e mais acessível, além de ter se tornado mais amigável para análise. Entre as suas principais funcionalidades, destacamos:

  • Search Appearance (Aparência de pesquisa) – Visão do Google sobre a estrutura do seu site;
  • Search Traffic (Tráfego de pesquisa) – Relação entre pesquisas realizadas no Google e o seu site;
  • Google Index (Índice do Google) – Desempenho de indexação em relação às palavras-chave identificadas no site, incluindo palavras mais visíveis;
  • Problemas de segurança relacionados ao site;
  • Outros recursos adicionais – Diversas ferramentas para testes e otimização.

É uma poderosa ferramenta que possibilita ter uma visão geral do site em relação a diversos aspectos como: desempenho, análise de páginas e indexação, erros de rastreamento e status da indexação do site, sitemaps, velocidade do site, monitoramento, otimização para dispositivos móveis, otimização para rich snippets, análise de backlinks e links internos.

Por meio do Search Console é possível saber exatamente como o Google está rastreando e indexando cada página do site. É uma ferramenta indispensável para Agências de SEO.

Ahrefs

Essa é mais uma ótima para quem busca análises robustas em um trabalho de SEO. Tem como referencia a gestão ativa de backlinks, porém, atualmente está longe de se limitar a isso. O Aharefs conta com uma poderosa capacidade de analisar posicionamento por meio do seu verificador de SERP. O verificador atribui uma pontuação sobre a dificuldade de classificação, entre outras estatísticas de SEO detalhadas para os 10 primeiros resultados orgânicos de uma pesquisa.

Abaixo estão algumas das principais funcionalidades dessa incrível ferramenta, muito utilizada em uma Agência de SEO:

Explorador Sites – Possibilita a pesquisa de tráfego orgânico (Quais as palavras chave que os seus concorrentes classificam melhor e quais páginas oferecem mais tráfego). Verificador Backlinks (Quais páginas apontam para o site dos seus concorrentes). Pesquisa estimada de tráfico pago (analise estimada de tráfego pago de concorrentes).

Auditoria em sites – Agrupa diversos problemas por categoria, gerando relatórios com ótimos gráficos. Fazendo uma varredura em diversos aspectos, como:

  • Desempenho;
  • Classificação HTML (em falta, duplicada, não otimizada, entre outros);
  • Qualidade de conteúdo;
  • Links de entrada (detecção de páginas órfãs ou problemas com links nofollow);
  • Links de saída (detecção de links para redirecionamento ou links quebrados);
  • Recursos (problemas com imagens, Javacript e CSS).

Uma grande vantagem é que o auditor de sites é totalmente baseado em nuvem, não sendo necessária a instalação, tem fácil acesso, armazena informações de rastreio, trabalha com programações de rastreamento e contempla atualizações automatizadas.

Palavras-chave – É uma das ferramentas mais completas de pesquisas de palavras-chave atualmente disponível. O Explorador de palavras-chave conta com uma base de dados com mais de 7 biliões de palavras-chave, atualizada todos os meses. Outro grande diferencial é que essa pesquisa pode ser feita para 171 Países, trazendo dados em relação à dificuldade do posicionamento de cada palavra-chave, incluindo sugestões para palavras-chave similares.

Análise de conteúdo – Explora conteúdo com diversos tipos de análise, como: combinações corretas, possibilidade de fazer prospecções para inserção de links, aponta tópicos com baixa concorrência, verifica a frequência de atualização de conteúdo por meio do domínio de um concorrente e auxilia na oportunidade de parcerias.

Monitoramento de Rank – Permite monitorar o posicionamento durante um período, podendo visualizar o comportamento por meio de gráficos. Também permite realizar comparações com concorrentes. Com o monitoramento é possível observar alguns dados em relação ao site na SERP, este módulo oferece diversos dados em relação ao posicionamento do site.

Moz

A Moz foi fundada por Rand Fishkin e Gillian Muessig em 2004, chamava-se SEOmoz e começou como um blog e uma comunidade online, onde os primeiros especialistas em SEO do mundo compartilharam suas pesquisas e ideias.

Por meio de investimentos em 2007 foi possível impulsionar o desenvolvimento de novas ferramentas, mudando o nome para SEOmoz e em seguida para Moz em 2013, onde já era possível contar com um conjunto de ferramentas com o nome de Moz Analytics, que agregava recursos para conteúdo, mídia social e gerenciamento de marca, além gestão de links e gestão de rankeamento.

A empresa tem evoluído cada vez mais, hoje já conta com vários recursos muito explorados não só por profissionais que trabalham em Agências de SEO, mas também por empreendedores e empresas de pequeno a grande porte. Segue uma breve explanação sobre suas principais características:

Auditorias de sites – Oferece o rastreamento de sites para apontar problemas técnicos de SEO, oferecendo sugestão de correções e melhoria. Gráficos coloridos mostram a divisão de categorias de problemas, novos problemas e problemas totais. Permitindo descobrir facilmente tendências, oportunidades e informações sobre o desempenho geral de SEO de um site. O Moz Pro (versão paga com mais funcionalidades) rastreia de forma automática um site e oferece alerta sobre diversos problemas críticos para correção.

Classificação/Rank – Possibilita o acompanhamento do desempenho de centenas de palavras-chave em relação ao tráfego em diversos mecanismos de busca. Também permite o acompanhamento do rank de um site e seus concorrentes, verificando o desempenho da classificação de palavras-chave e sua visibilidade na SERP durante um determinado período. Dessa forma é possível fazer uma análise sobre o que está ou não funcionando corretamente.

Análise de Backlink – Permite a análise de backlinks de forma muito eficiente, mostrando métricas de praticamente qualquer site em segundos, incluindo textos âncora e autoridade do domínio. Dessa forma é possível buscar bons links, de sites com autoridade e conteúdo relevante. Um diferencial é o fato de oferecer uma visão confiável do “valor” do link.

Pesquisa de palavra-chave – Como a maioria dos seus concorrentes, o Moz também possibilita a descoberta de milhares de palavras-chave, porém, com ótimo desempenho, incluindo pontuações de dificuldade, pesquisa de concorrência e análise de SERP. O Explorador de palavras-chave melhora o fluxo de trabalho para priorizar as melhores palavras-chave, com a finalidade de segmentar em menos tempo.

MozBar – É uma ótima extensão gratuita disponível para o navegador Google Chrome. O objetivo é auxiliar na análise de métricas e dados relacionados às estratégias de SEO de um modo geral. Os principais recursos são: apresentar informações de redes sociais, como Twitter e Facebook; criar buscas personalizadas e segmentadas para cada mecanismo de busca, país, região e cidade; demonstrar o nível de dificuldade para ranquear determinada palavra-chave; expor os elementos de uma página de captura e garantir acesso às métricas de SEO.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma das ferramentas mais recentes de SEO, que vem conquistando cada vez mais o mercado por suas funcionalidades e facilidade de uso. Uma mão na roda para profissionais que trabalham com SEO, pela facilidade, versatilidade e confiabilidade nos dados e resultados obtidos.

Conforme apresenta o seu próprio site: “O Ubersuggest permite que você obtenha informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho, para que você possa adotar estas estratégias, aprimorá-las, e ganhar uma vantagem competitiva.”.

Suas principais funcionalidades são:

Análise de SEO – Oferece diversas informações sobre um site, principalmente relacionadas ao tráfego em uma pesquisa. Basta seguir o relatório de análise do site para obter diversos indicadores de erros relacionados ao SEO, passíveis de correção para melhoria do ranking.

SEO Checker – Possibilita obter uma lista de erros que impedem um site de alcançar as melhores posições no Google. Esta auditoria de SEO prioriza cada correção com base no impacto potencial de tráfego, incluindo informações sobre o grau de dificuldade de implementação.

Velocidade do Site – Fornece informações sobre a velocidade de um site. Obter informações sobre a performance do site é muito importante, pois um site rápido ajuda na taxa de conversão e melhora a possibilidade de ranquear nos mecanismos de pesquisa, além de oferecer melhor experiência para o usuário.

Relatório de Auditoria de SEO – Fornece uma análise relacionada ao SEO, apontando erros e fornecendo instruções para corrigir cada um deles. Para cada relatório de SEO é possível obter vídeos com instruções para análise e correção.

Verificador de Backlink – Oferece uma ótima análise de backlinks, com possibilidade de acompanhar a pontuação dos domínios, entre outras métricas gerais de tráfego. Assim, é possível obter informações sobre o que pode ser aprimorado. Permitindo também acompanhar o desempenho de um site concorrente, apontando seus backlinks e textos âncora.

Screaming Frog

A Screaming Frog é uma agência de marketing com sede no Reino Unido, oferecem diversos serviços relacionados ao rastreamento de sites e análise de logs, uma expertise da agência.

Entre os resultados do trabalho produzido pela agência destacamos a ferramenta chamada de “Screaming Frog SEO Spider”, trata-se de um explorador de sites que auxilia bastante no fornecimento de dados para melhorar o SEO On-Page.

A ferramenta fornece o serviço gratuitamente para análise de até 500 páginas. Sendo capaz de apresentar diversas informações, como:

Links quebrados – Permite encontrar links quebrados (Erro 404) ou erros de servidor, exportando os erros e páginas para correção ou envio ao desenvolvedor.

Redirecionamentos – Aponta redirecionamentos temporários e permanentes, identificando loops de redirecionamento.

Análise de títulos e metadados – Faz a análise de títulos de página e descrições durante um rastreamento, possibilitando identificar aqueles que são muito longos, curtos, ausentes ou duplicados em um site.

Conteúdo duplicado – Permite a descoberta de páginas duplicadas por meio da verificação algorítmica md5, incluindo elementos parcialmente duplicados, como títulos de página, descrições ou cabeçalhos.

Extração de dados com XPath – Permite coletar dados de uma página da web usando CSS, XPath ou regex.

Robots e diretivas – Possibilita visualizar páginas bloqueadas por robots.txt, meta-robôs ou diretivas X-Robots-Tag, como “noindex” ou “nofollow”, bem como canônicos.

Sitemaps XML – Permite criar rapidamente Sitemaps XML e Sitemaps XML de imagem, com configuração avançada de páginas para incluir “últimas modificações”, “prioridade” e “frequência de alteração”.

Integração com GA, GSC e PSI – Conecte-se ao Google Analytics, Search Console e APIs PageSpeed ​​Insights, para buscar dados de usuário e dados sobre desempenho para todas as páginas.

Rastreio de sites JavaScript – Ferramenta para renderizar páginas da web usando a aplicação “Chromium WRS”, para rastrear sites e estruturas dinâmicas com JavaScript, Angular, React e Vue.js.

Arquitetura do site – Permite visualizar a arquitetura de um site, a fim de avaliar os links internos e a estrutura de páginas usando diagramas de rastreamento.

É uma ferramenta completa, que deve fazer parte do portfólio de todo desenvolvedor que busca criar sites sem problemas e com uma boa estrutura voltada para SEO.

GTmetrix

O GTmetrix uma excelente ferramenta online especialmente desenvolvida para verificar performance de sites em vários locais do mundo. Permite ver o desempenho de um site, fornecendo detalhes sobre o motivo da ausência de performance para que seja realizada a devida otimização.

A ferramenta também possibilita a configuração de alertas para notificação, quando uma página apresentar um baixo desempenho, com o envio de um relatório completo para informar o que pode ter prejudicado a velocidade da página.  É uma opção muito explorada por Agências de SEO, que também pode ser utilizada por qualquer pessoa que queira realizar uma aferição geral relacionada à performance de um site.

Google Test Mobile

Outra ferramenta simples, porém, muito útil para analisar a responsividade de um site. Por meio do Google Test Mobile  é possível analisar como um site está sendo exibido em dispositivos móveis, como celulares ou tablets.

Sabemos que grande parte das pesquisas realizadas hoje em dia ocorre em celulares, sendo fundamental a abertura correta de uma página. É um fator muito importante para o Google.

Essa ferramenta vai fazer essa breve análise e te indicar possíveis erros que implicam em páginas parcialmente carregadas.

Existem outras dezenas de ferramentas exploradas por uma Agência de SEO, para que o resultado seja obtido com mais segurança e transparência, sendo passível de auditoria.

Quer uma Agência de SEO experiente? Não se esqueça dos detalhes!

Muitos profissionais acabam focando muito na otimização externa de um site, com estratégias focadas basicamente em Backlinks e Guest Posts. Isso é um erro, pois um serviço especializado “SEO On-Page” tem uma importância muito maior do que a maioria acredita.

Arrumar a casa é o primeiro caminho. É preciso deixar o site com uma ótima abertura em celulares, fornecendo boa experiência para o usuário. O site também deve permanecer rápido, enxuto e com uma boa performance.

É indispensável realizar a criação de um site por meio de um planejamento correto, priorizando a estrutura das páginas e a correta classificação de imagens, títulos e subtítulos de cada parte do site, manter a estrutura correta dos dados é fundamental. É incrível a quantidade de sites que ainda hoje não contam com um certificado de segurança SSL. Outro ponto básico onde as empresas pecam muito é na contratação da hospedagem, uma hospedagem eficiente e segura é muito importante para bons resultados e para experiência do usuário.

Por fim, com a ajuda de uma Agência de SEO experiente o seu site pode decolar, alcançando posições orgânicas que muitas vezes acabam se transformando em um ativo da sua empresa.

Poderíamos finalizar esse artigo desejando boa sorte, mas como não se trata de sorte, vamos desejar uma boa estratégia para você!

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Sobre Renan TolentinoEntrou no jogo

Sólida experiência em gestão de contratos, convênios e termos de parceria governamental. Atuação estratégica no desenvolvimento e monitoramento de projetos no âmbito das políticas públicas tangentes às TICs, com foco na inclusão digital. Formação em Tecnologia de Redes de Comunicação.

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