Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

O Segredo das Cores: Saiba Como Vender Mais.

Muitos empreendedores acham que definir as cores do seu negócio, seja para a sua marca ou para a decoração da loja, é questão de gosto. No entanto, este é um grande erro! As cores são um dos fatores que contribuem para o sucesso do negócio, seja atraindo a clientela com o perfil certo, seja deixando o cliente mais à vontade dentro da loja, conquistando vendas. Por isso, é muito importante ter muito claro o “espírito” do negócio e do público-alvo, para definir as cores que irão representar a empresa.

As cores são uma parte importante da identidade visual da empresa. Devem ser as mesmas desde a fachada do negócio até a ilustração dos cartões de visita, passando pelo layout do site e customização dos perfis das redes sociais e por material promocional (anúncios, panfletos, banners ou brindes).

Impacto de algumas cores

Só para ter uma ideia, o laranja e o vermelho são cores que aumentam a pulsação, e portanto, geram certa ansiedade no cliente, contribuindo para que queira um atendimento mais ágil e fique menos tempo no estabelecimento. Por isso, são cores muito usadas por restaurantes fast food, que querem uma alta rotatividade de clientes.

Já para o varejo de moda as cores mais usuais são os vários tons de rosa e azul. Isso porque o azul cria um sentimento de paz, sinceridade e confiabilidade, sensações muito importantes para quem quer escolher com calma e certeza roupas, sapatos e acessórios de moda.

O rosa, por sua vez, está associado à feminilidade, mas também estimulam sentimentos de nobreza, sabedoria, dignidade nas pessoas. Tudo isso pode aumentar a empatia do cliente com o seu negócio e produtos.

Significado das cores

É preciso lembrar que as cores mudam de significado de acordo com a cultura. Os significados das cores abaixo são os mais usais nos países do continente americano.

Segundo o pesquisador Modesto Farina, autor do livro “A Psicodinâmica das Cores em Comunicação”, as cores tem os seguintes significados:

Azul – É a cor dita como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade.

Vermelho – Força, sensualidade, paixão, perigo, agressividade: sempre temas fortes. Estudos indicam, inclusive, que a visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração.

Verde – Saúde, natureza e riqueza são temas frequentemente relacionados ao verde.

Amarelo – O amarelo é universalmente associado a um elemento forte: o sol. Por isso, é vinculado a sensações como calor, alegria, otimismo e claridade.

Laranja – Uma cor bastante viva e em certo aspecto até infantil – é a preferida de muitas crianças. Remete a exuberância, diversão e vitalidade.

Roxo – Dosa a força e a paixão do vermelho com a tranquilidade do azul. Vincula-se a temas como sofisticação, espiritualidade, dignidade e mistério.

Rosa – Sim, o rosa é naturalmente feminino. Mas seu impacto varia bastante conforme a tonalidade: tons mais fortes de rosa evocam diversão, juventude e energia. Já os mais claros têm um ar romântico e suave.

Marrom – Pode ser ligado a simplicidade, durabilidade e estabilidade, mas só se for muito bem usado. Seu uso é pouco recomendado na publicidade, já que é muito associado à sujeira e negatividade.

Preto – Ao mesmo tempo em que é uma cor extremamente negativa, vinculada a temas como a morte, é também clássica e forte. Bem usada, carrega seriedade, poder, sofisticação, elegância e sedução.

Branco – Uma cor clean e básica. Remete à simplicidade, clareza e pureza.

Com informações de Sebrae/PR, Sebrae/NA e Revista PEGN.

Foto: Pedro Trindade

Redação e edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados