CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que você precisa saber sobre a esteira transportadora para o seu negócio

O que você precisa saber sobre a esteira transportadora para o seu negócio

Você já ouviu falar na esteira transportadora? Esse equipamento tecnológico tem como objetivo facilitar a movimentação de componentes, matérias-primas, produtos ou insumos diversos, como ímã de neodímio, entre outros.

Ela é bastante simples. Em seu funcionamento, há uma superfície sobre a qual são transportados os mais diversos tipos de objetos e materiais.

Além disso, a esteira transportadora é muito utilizada em empresas do ramo industrial, assim como em supermercados e em áreas da construção civil, onde é necessário o transporte de materiais, como brita, areia, cimento, entre outros.

Se você tem uma indústria, loja ou restaurante, a esteira transportadora é um item indispensável. Você quer saber mais sobre a esteira transportadora e quais são os seus modelos? Então continue nos acompanhando e descubra todos os detalhes do assunto! Vamos lá?

Como a esteira transportadora funciona?

De forma geral, esteira transportadora é composta por quatro componentes. Veja abaixo quais são eles:

  • Uma cobertura superior de borracha para dar resistência à altas temperaturas e a óleos;
  • Uma carcaça de poliéster ou nylon que passam por um banho de dip para garantir a maior adesão com a  borracha;
  • As borrachas de ligação;
  • A cobertura inferior, também construída em borracha.

Cada um dos modelos de esteira transportadora funcionam de uma maneira determinada, no entanto, esses componentes tornam o equipamento mais eficiente. A cobertura superior, por exemplo, tem a capacidade de proteger a carcaça da ação do material transportado.

Quais são os tipos de esteira transportadora?

Agora que você já sabe como a esteira transportadora funciona, vamos entender quais são os principais modelos para aplicar em seu negócio. Continue nos acompanhando!

Roletes livres

A esteira de rolete livre é um dos modelos mais simples e utilizados nas indústrias. Elas são compostas por rolos cilíndricos paralelos, e podem ser retas ou também curvas para transportar diversos materiais, como mancal de rolamento, entre outros. Além disso, as roletes livres podem tanto funcionar de modo automático como manual.

Esteiras motorizadas

    • Esteiras com motor: são esteiras que utilizam motores para garantir uma movimentação mais rápida entre postos de deslocamento.
    • Esteiras com rollerdrive: basicamente, é um rolete motorizado que proporciona mais agilidade e otimização nos transportes de materiais.

 

  • Esteiras com roletes acionados: se trata de outro modelo de rolete motorizado, porém, pode funcionar tanto para locais retos ou em curvas, além de funcionar em sentidos opostos.

 

Esteiras de manta

Muitas empresas precisam da esteira de manta para transportar grãos e farelos, por exemplo, o que não pode ser feito com as esteiras de rolete. No entanto, ela também pode transportar diversos outros ítens, como componentes de lixeira com pedal, por exemplo.

Qual esteira transportadora usar em seu negócio?

Para escolher a esteira transportadora mais adequada em seu negócio, é importante observar as características da sua mão-de-obra, além das matérias-primas e produtos a serem transportados.

Analise também o espaço onde a esteira transportadora irá ser instalada e, por fim, escolha o modelo que irá gerar mais otimização para os processos produtivos do seu negócio!

Agora que você já sabe de todos os detalhes sobre a esteira transportadora, o que acha de adotar esse equipamento inovador em seu negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga