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O que significa coach e como isso pode ajudar sua empresa

O que significa coach e como isso pode ajudar sua empresa

Os termos coaching e coach normalmente são utilizados como sinônimos. Por isso, antes de esclarecer o que é coach e como ele pode ajudar sua empresa, é preciso entender o que é coach.

 

O coach é um profissional que auxilia as empresas a estimular o seu potencial através de transformações internas da evolução dos funcionários. Ou seja, o coach pode tornar os resultados de um negócio mais positivos.

 

Para descobrir como o coach pode ajudar a sua empresa, continue lendo este artigo.

O que é coach e coaching

O coaching é um processo de aprimoramento pessoal, profissional e empresarial utilizando conhecimentos, técnicas e ferramentas de diversas áreas para ajudar os indivíduos a alcançarem melhores resultados. 

 

Ou seja, quando alguém procura por coaching, deseja sair de um estado de insatisfação para alcançar um resultado desejado de satisfação.

 

Portanto, cabe ao coach analisar os objetivos que a pessoa ou a empresa deseja alcançar e diagnosticar sua situação atual. Portanto, o trabalho do coach tem um prazo definido para início e conclusão.

 

Em seguida, inicia-se o processo de coaching em que o coach acompanha o coachee (cliente) na execução de suas tarefas até que cheguem ao resultado desejado. Assim, o coaching gera resultados positivos e permanentes para a vida do coachee e para a trajetória da empresa.

 

Dessa maneira, o coaching utiliza técnicas e ferramentas de diversas áreas, como: administração, psicologia, Neurociência, entre outras, para tornar o processo efetivo e gerar os resultados que o cliente espera no menor tempo possível.

Como o coach pode ajudar sua empresa

O coach atua de maneira a melhorar a empresa, os colaboradores e os gestores. Diante disso, o coach utiliza técnicas e ferramentas para:

  • Observar e avaliar os processos da empresa;
  • Identifica quais são os pontos fortes, fracos e o que deve ser melhorado;
  • Direcionar os colaboradores para novos comportamento;
  • Desenvolver de novas habilidades;
  • Alinhar objetivos e metas de maneira assertiva.

 

Desta maneira, veja alguns pontos que o coach trabalha em uma empresa.

Definição de objetivos e plano de ação

Antes de iniciar o trabalho, o coach vai ajudar a organização a definir quais objetivos deseja alcançar para melhorar os seus resultados.

 

Desta maneira, o coachee vai aplicar questionamentos através dos quais os gestores da organização poderão refletir sobre os resultados que pretende alcançar.

 

A partir dos resultados desses questionários, os objetivos são definidos e então é possível elaborar o planejamento estratégico.

 

Em seguida, o coach ajuda a elaborar o plano de ação para alcançar os resultados desejados. Assim, no plano de ação constam informações sobre:

  • O objetivo geral e as metas que vão guiar as ações 
  • O motivo para realizar cada tarefa
  • Cronograma especificando as datas de entrega de cada tarefa, como cada uma delas será feita e quais serão os custos de tudo.

 

Através desse processo tanto o coach como a empresa podem acompanhar as ações e analisar sua eficácia. Além disso, podem ajustar o que não está contribuindo para os avanços.

Desenvolvimento de liderança

Um dos papéis do coach nas empresas é fomentar uma cultura de liderança. Assim, eles aplicam técnicas e ferramentas para:

  • Incentivar os colaboradores a melhorarem a sua performance e o desempenho de sua equipe;
  • Gerencia conflitos de maneira mais efetiva;
  • Trabalhar automotivação;
  • trabalhar a positividade.

 

Dessa maneira é possível aumentar a produtividade que gera melhores resultados para a companhia.

Comunicação eficiente

A comunicação é muito importante para as organizações, mas para colaborar com o crescimento da empresa, ela precisa ser efetiva.

 

Assim, o coach vai empregar estratégias e técnicas para fazer com que todos possam se comunicar da melhor forma possível.

 

Ou seja, o coach vai permitir as seguintes transformações em relação a comunicação:

Implantar mais canais e meios de comunicação entre colaboradores e gestores, quebrando barreiras hierárquicas.

 

Além dos pontos acima, muitos outros são trabalhados pelo coach, mas todo o trabalho depende dos objetivos traçados pela organização no seu planejamento.

Conclusão

Neste artigo, esclarecemos rapidamente o que é coach pois as pessoas ainda confundem o que significa coach e coaching.

 

Ficou claro que o coach é o profissional certificado para aplicar técnicas e ferramentas de coaching em indivíduos ou empresas.

 

Assim, o coaching trabalha para o desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial de pessoas, grupos e organizações.

 

Porém a atuação do coach nas empresas é ampla. Mas ele pode contribuir para definir metas, elaborar planejamento estratégico e definir ações para alcançar os objetivos estabelecidos.

 

Desta forma, o papel do coach é promover mudanças como: desenvolver o espírito de liderança, fomentando o trabalho em equipe, melhorando os processos comunicacionais, entre outras transformações.

 

Portanto, se você deseja melhorar os resultados de suas equipes e da sua empresa, um coach pode ajudar a sua empresa a conseguir essa transformação.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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