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O que são objeções em vendas?

O que são objeções em vendas?

Lidar com objeções em vendas é algo muito recorrente no dia a dia de várias empresas. A objeção sobre determinado produto, serviço ou proposta, acarreta numa ‘não-venda’ e consequentemente diminui os lucros de uma empresa.

Empresas com grandes índices de objeções em vendas tem uma série de dificuldade, como por exemplo:

  • Expansão no mercado;
  • Baixo índice de fidelidade;
  • Falta de reconhecimento do consumidor;
  • Baixa lucratividade;
  • Instabilidade financeira.

Se você tem uma empresa que vende fios e cabos elétricos, por exemplo, e está passando por um período de baixa adesão sobre seus produtos, resolvemos produzir esse artigo.

Falaremos mais sobre os conceitos de objeções de vendas e maneiras de contorná-lo. Tem interesse sobre a pauta? Então siga conosco e boa leitura. 

Mas afinal, o que uma objeção de vendas

A objeção de vendas é toda aquela ponderação onde o cliente recusa o produto ou serviço e ela pode atingir a empresa de diversas maneiras diferentes.

É muito comum quando se oferece um produto ao cliente, como por exemplo, discos de corte, e ouvir frases do tipo:

  1. Eu já tenho esse produto;
  2. Eu não tenho interesse;
  3. Eu estou com pressa;
  4. Preciso pensar melhor.

São sempre respostas diretas, que vão afastando a empresa do público-alvo e diminuindo as chances de uma conversão de vendas. 

Mas como lidar com elas? As objeções normalmente aumentam o nível de frustração de uma campanha de marketing e vendas e acabam sendo prejudiciais para o setor.

Então, resolvemos falar um pouco sobre maneiras de conseguir buscar argumentos consistentes para reverter uma objeção e transformar o público-alvo em um lead em potencial. 

Saiba se o que você oferece é o que o cliente procura

Para evitar objeção constante no departamento de vendas, é preciso compreender melhor quem é o seu público-alvo e como alcançar ele de forma direta e persuasiva.

Se o seu produto é uma bomba centrífuga, obviamente você tem seu cliente específico, que normalmente está no segmento industrial e comercial, por isso, é importante alinhar ao setor de vendas, quem é que tem que receber esse tipo de propaganda e persuasão.

Tenha confiança

A primeira coisa que a pessoa vai fazer ao receber a sua proposta é analisar sua confiança e capacidade de persuadir. Se você for uma pessoa atenta às possibilidades e que sabe gerar gatilhos que possam aumentar os níveis de curiosidade do cliente, essa é certamente um excelente caminho para diminuir objeções.

Mas tome cuidado, pois o excesso de confiança pode levar a persuasão ultrapassar os limites.

Ao notar que o cliente realmente não está interessado no produto, o melhor que o operador pode fazer é deixá-lo, pois a insistência vai converter em propaganda negativa para a empresa.

Saiba negociar

Se você está oferecendo um produto que custa X e o cliente só tem Y, é importante apresentar algumas formas de negociar o valor para conseguir fugir da objeção e converter o cliente à venda.

Pode ser um desconto no valor bruto, um parcelamento especial, um prazo maior no boleto. Enfim, são diversas possibilidades para fazer com que o cliente mantenha o interesse no seu produto e encontre meios de consumir.

Esse foi nosso artigo falando mais sobre objeções em vendas e dando dicas para fugir desse problema. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing digital e vendas. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

 

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