CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que são espessantes e por que eles são importantes para a saúde?

O que são espessantes e por que eles são importantes para a saúde?

Os espessantes são amplamente conhecidos na gastronomia mundial. Essas substâncias são, inclusive certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, de forma geral, são usadas para aumentar a viscosidade de alimentos sem alterar suas propriedades e sabor. Contudo, mais do gerar uma consistência mais agradável à receita e ao paladar, os espessantes transformam vidas. 

Estima-se que seis em cada dez pessoas são afetadas com disfagia. Em pessoas idosas, especialmente, a recorrência é ainda maior. Atualmente, acredita-se que, pelo menos, metade dos pacientes que sofreram AVC apresentam disfagia. Vamos entender do que se trata esse problema e a atuação dos espessantes.

Antes de tudo é necessário entender que deglutir é a ação do corpo humano em conduzir o alimento da boca até o estômago, sem permitir que partículas se desviem para as vias aéreas. Esse mecanismo permite que as pessoas se alimentem e respirem ao mesmo tempo. No entanto, se esse processo sofre alguma alteração, a disfagia se manifesta. 

A disfagia pode ser explicada, de maneira simplificada, como a dificuldade para se alimentar, comprometendo o funcionamento do organismo. Embora o quadro de disfagia possa ser temporário ou permanente é fundamental a avaliação de um profissional de saúde para estabelecer os melhores caminhos para tratamento. Devido a essa dificuldade de engolir, o processo de deglutição é comprometido, levando pessoas à desnutrição e à desidratação.

Alterações que levam à disfagia e ação do espessante

A disfagia pode ser causada por inúmeros fatores, especialmente, mudanças neurológicas como derrame, demência, Alzheimer, tumores e outras. É importante destacar que, além das terapias especializadas que ajudam a melhorar as condições de paciente, o espessante alimentar também é um importante aliado no combate a esta patologia.

Por aumentarem a viscosidade dos alimentos, os espessantes são capazes de evitar riscos de afogamento, aspiração, infecções pulmonares, além de contribuir para uma alimentação de qualidade, eliminando casos de desnutrição e desidratação. O Thicken Up Clear, por exemplo, é um espessante e gelificante de líquidos, sendo o único que não altera o sabor, o cheiro e a cor do alimento quando utilizado, além de não formar grumos.

Entre os benefícios da dieta com espessantes para pacientes disfágicos reforça-se o retorno à suma alimentação de qualidade, além de prático e uma maior segurança na alimentação, reduzindo riscos de afogamento, aspiração, infecção, e garantindo a textura e a consistência dos alimentos.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Carolina GlogovchanBoas respostas

Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.