CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que são embalagens biodegradaveis e não biodegradaveis?

O que são embalagens biodegradaveis e não biodegradaveis?

Uma embalagem é considerada biodegradável quando é possível realizar a sua decomposição naturalmente, ou seja, sua biodegradação. A biodegradação é realizada por micro-organismos como bactérias, algas e fungos, que convertem o material em biomassa, dióxido de carbono e água. A vantagem da embalagem biodegradável é que a sua permanência no ambiente é menor do que a permanência das embalagens não biodegradáveis, o que diminui as chances de efeitos nocivos como sufocamentos, entrada na cadeia alimentar, contaminação por disruptores endócrinos, entre outros.

 

Embalagem oxiobiodegradável

A embalagem oxibiodegradável é feita a partir de plástico comum (derivado do petróleo) com aditivos pró-degradantes, que aceleram a fragmentação do material com ajuda da ação do oxigênio, da luz, da temperatura e da umidade, é o caso da fita gomada, utilizada para fechamento de caixas. Porém o tempo de biodegradação (pelos micro-organismos) do plástico fragmentado, ou microplástico, após a degradação química, será o mesmo.

Embalagem não biodegradável

Embalagens não biodegradaveis são aquelas que não tem seu tempo de decomposição diminuido em contato com a natureza. Por exemplo o filme stretch, utilizado para paletização de cargas. O material é 100% reciclável, porém não é biodegradaváel.

 

É necessario ressaltar que no setor de embalagens as opções são muitas, é possivel optar pelos envelopes bolha, que são confeccionados com materia prima que agride menos o meio ambiente, ao optar pelo envelope de segurança que já é utilizado em larga escala nos e-commerces para envio de encomendas porém não é uma opção biodegradavel.

Outros materiais para embalagem também podem ser substituidos, como as fitas adesivas, utilizadas para fechamento de caixas. É possivel optar pela fita gomada, material oxibiodegradável.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. É necessario ressaltar que no setor de embalagens as opções são muitas.

    geometry dash

Deixe um comentário

Sobre Miguel HenriqueNovo na comunidade