Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que são commodities e como pode afetar a indústria?

O que são commodities e como pode afetar a indústria?

O setor industrial vem passando por diversas mudanças com o passar dos anos. Diversas áreas deste mercado estão sendo afetadas e passam por uma série de transições. Nichos mais específicos como produção de fios e cabos elétricos, vem adotando uma série de fatores para se adaptar ao mercado, como a indústria 4.0. 

Além de todas as mudanças, o setor industrial conta com diversas nomenclaturas e funcionalidades diferentes, através de termos que podem causar um grande impacto em seu desenvolvimento. 

Entre eles estão justamente os commodities, que são produtos como matéria-prima, produzidos em larga escala com alto nível de comercialização ao redor do mundo. 

Esse é só um breve resumo sobre o termo, afinal, você conhece o que são os commodities e como eles podem afetar a indústria?

O que são commodities?

De forma resumida, commodities são produtos de origem primária, que servem como matéria-prima para a fabricação de outros produtos. São mercadorias em seu estado bruto, que posteriormente, são comercializadas em larga escala através do mundo. 

Os commodities são fundamentais para qualquer setor industrial, já que a sua comercialização internacional possui uma alta rotatividade. Eles são divididos em três categorias:

  • Agrícolas ( soja, milho, algodão, açúcar, biocombustível )
  • Minerais ( petróleo, gás natural, minérios ) 
  • Industriais ( petroquímico ) 

Vale ressaltar também, o fato de que os commodities são peça chave no fator econômico industrial, e fazem parte também da lei da oferta e procura, ou seja, quando um produto é muito produzido e comercializado, seu preço reduz, quando ele é pouco produzido e mais raro de encontrar, seu preço se eleva. 

Pense por exemplo, em uma empresa que vende equipamentos de combate a incêndio, se ela for única no mercado, seu preço tende a ser mais elevado, se tiver mais concorrência, com diversos negócios vendendo equipamentos parecidos, o preço deve ser menor. 

Assim funciona com os commodities, porém sua grande diferença é que geralmente é o país ou uma empresa que determina seu preço de acordo com a comercialização e necessidade global em relação ao produto vendido. 

Como os commodities podem afetar a indústria

Falando agora especificamente do setor industrial, os commodities são fundamentais principalmente para a produção de produtos realizados pelas indústrias. Quase tudo que compramos é produzido pelo setor industrial.

Para realizar a confecção de produtos, é necessário comprar sua matéria-prima em estado bruto, que são justamente, os commodities. Eles podem afetar este mercado muito por conta de seu preço volátil. 

Se eles estiverem caros, dependendo do mercado industrial, eles podem sofrer grandes prejuízos com a compra de commodities, que afeta diretamente o preço final de seus produtos para chegarem à comercialização pelas empresas. 

Imagine uma empresa de quadro de distribuição, que precisa comprar seus produtos de um fornecedor industrial, ela também é influenciada pelo alto preço dos commodities, já que, quanto mais a indústria paga por eles, mais caro ficará a produção de seus produtos. 

Por causa disso, eles têm um valor enorme dentro do mercado, quanto mais seus preços sobem, mais alguns nichos podem encarecer por conta do custo de produção, e quando o valor deles descem se torna o caminho contrário. 

Então é inegável afirmar que, os commodities possuem papel chave no desenvolvimento de qualquer indústria por conta de sua mudança de preço, alta comercialização e procura ao redor do mundo. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados