CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que levar em conta ao escolher fornecedores confiáveis para sua empresa

O que levar em conta ao escolher fornecedores confiáveis para sua empresa

Procurando dicas de como escolher fornecedores confiáveis para sua empresa? Acompanhe o texto e descubra!

Na hora de escolher fornecedores confiáveis para sua empresa, você vai precisar de muita pesquisa para encontrar os melhores produtos/serviços, prazos e preços.

Também será importante negociar com as empresas até encontrar a que melhor atende o seu negócio. Continue lendo e saiba mais!

5 dicas para escolher fornecedores confiáveis para sua empresa

1. Selecione fornecedores alinhados com sua empresa

É muito importante escolher um fornecedor que tenha objetivos e modo de fazer semelhantes aos da sua empresa.

Com esse cuidado, ele poderá “entender” melhor seu negócio e necessidades. Então, sua negociação será mais simples.

Ao mesmo tempo, quando as empresas estão alinhadas, a relação comercial se torna mais fácil tanto em questão de agilidade na resolução das demandas, quanto na entrega do que o seu negócio realmente precisa.

Vamos a um exemplo. Se sua empresa trabalha com produtos ecologicamente corretos, é importante que seu fornecedor tenha o mesmo viés.

Agora, se o fornecedor não respeitar o meio ambiente, isso pode afetar seu produto, a reputação da sua empresa e até seu bem-estar em continuar com o negócio.

2. Analise a qualidade do produto

Claro que para produzir algo bem ou entregar um bom serviço você vai precisar de um bom fornecedor. Por isso, analise com cuidado o que ele oferece.

A qualidade do que é oferecido deve ser a melhor possível. Assim, os resultados do seu negócio serão realmente atraentes.

Uma companhia de internet, por exemplo, pode ser um fornecedor para a sua empresa. Mas se a conexão oferecida for de baixa qualidade, o trabalho dos seus colaboradores sairá prejudicado.

Em consequência, o que o consumidor final vai receber será pouco atraente, seja um produto ou atendimento que seu negócio oferece.

3. Pesquise a reputação do fornecedor

Outra dica para escolher fornecedores confiáveis para sua empresa é pesquisar sobre o fornecedor. Na internet e conversando com outras empresas e empreendedores, muitas vezes, é possível encontrar esse tipo de colaboração no setor.

Tenha a certeza de que o fornecedor entrega o que promete, principalmente, dentro do prazo e com qualidade.

Também é importante que poucas críticas sobre o fornecedor existam. E, se elas existirem, ele deve mostrar que se preocupa em saná-las.

Isso vai dar maior segurança à sua empresa de que não ocorrerão problemas futuros com o fornecedor.

Por exemplo: para escolher a melhor seguradora para o seguro de carro da frota da sua empresa, pesquise sobre qual seguradora outros negócios estão usando.

A internet também será uma forte aliada. Use mecanismos de busca como o Google, as redes sociais e sites como o Reclame Aqui.

Nestes espaços, os usuários costumam ser bastante sinceros sobre as empresas. Se o seguro oferecido pela seguradora não tiver as coberturas necessárias, ou falhar com o usuário, ele não será uma boa opção ao seu negócio.

4. Preço cobrado pelo fornecedor

Muitas vezes, vale a pena pagar um pouco mais por um serviço ou produto de maior qualidade. Mas esse preço deve justificar o que é entregue pelo fornecedor.

Então, lembre-se de comparar os fornecedores, vários concorrentes que poderiam oferecer o necessário à sua empresa.

Se os preços de alguns forem mais altos, busque entender o porquê. Caso você esteja disposto a pagar esses valores, verifique se eles valem a pena.

Outra dica é sempre negociar os valores. Por exemplo: se sua demanda for por 100 sacos de cimento, o preço será X.

Mas se sua empresa demanda 1.000 sacos de cimento, o lucro para o fornecedor será bem maior. Exatamente por isso, você tem maior poder para negociar descontos e preços mais vantajosos.

5. Analise os prazos da empresa

Se você demanda um produto ou serviço, tem um prazo em mente sobre quando ele deve ser cumprido. Por isso, escolha fornecedores que atendam a esse prazo.

É preciso que as datas sejam definidas segundo o seu planejamento, e não sobre quando o fornecedor pode fazê-lo. Existem muitas empresas no mercado, e alguma delas vai conseguir prover o necessário ao seu negócio no prazo adequado.

Mas claro, não seja inflexível. A negociação com o fornecedor é sempre a melhor saída para que ambos saiam ganhando.

Por exemplo: se há anos você compra bobinas de aço da indústria Y, pode tentar negociar um novo prazo caso ela não consiga entregar a encomenda.

Pode ser melhor manter a relação duradoura em vez de se “aventurar” com um fornecedor que você conhece pouco.

Pronto! Agora você já sabe como escolher fornecedores confiáveis para sua empresa. Não se esqueça de fazer uma pesquisa extensa, para encontrar os melhores serviços/produtos e condições ao seu negócio.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Este comentário é editado.

    Olá SEBRAE, tudo bem? Gostei muito desse artigo. Recentemente eu adquirir uma lista com mais de 400 fornecedores. Essa lista me ajudou a encontrar fornecedores com produtos de ótima qualidade e com os melhores preços. Existe um site explicando melhor. Da uma olhada:

    👉🏽 https://bit.ly/lista401fornecedores

Deixe um comentário

Sobre Patricia LuyseBoas respostas


Me siga