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O que fazer quando sua franquia não fatura o bastante

O que fazer quando sua franquia não fatura o bastante

Fonte: Exame
Esse pode ser
um problema recorrente em vários negócios, sejam franquias ou não, por depender de uma série de
fatores, tanto externos (condições econômicas do país, renda do consumidor,
inflação, etc) quanto internos (disponibilidade de produtos, atendimento,
localização do negócio, etc).
Há vários pontos que devem ser
avaliados e diagnosticados pelo franqueado e sua equipe para tentar entender os
reais motivos dos resultados abaixo do esperado. Encontrar meios para crescer o
faturamento é, de fato, um dos principais desafios para os
empresários. Alguns aspectos que podem contribuir no aumento dos
resultados estão listados a seguir:
• Atendimento aos clientes e serviços
– proporcionar uma excelente experiência de consumo e gerar o encantamento pode
ser um diferencial importante para melhorias.
• Capacidade de gestão de negócios – a
atitude do franqueado em relação ao seu negócio e o acompanhamento sistemático
e consistente dos indicadores de performance, adotando uma postura preventiva
na gestão e corretiva ao identificar distorções de resultados.
• Avaliação financeira – não confundir
o caixa da empresa com o da pessoa física e permitir que a empresa fique
capitalizada para poder investir em ações de promoções, divulgação ou
marketing, que tragam mais clientes para o seu negócio e se convertam em vendas.
• Cultura e ambiente de trabalho – tem
sido cada vez mais destacada a importância das pessoas na geração de valor para
o negócio e a cultura empresarial da franquia pode ter grande impacto no
ambiente de trabalho. Pessoas insatisfeitas e sem harmonia de trabalho em
equipe afetam diretamente a satisfação de clientes.
• Alinhamento ao sistema de franquias
– estar atuando de acordo com as regras e diretrizes da franquia é sempre
fundamental para manter o negócio funcionando adequadamente e muitas vezes o
cliente reconhece que uma unidade franqueada especificamente não adota os
mesmos padrões e isso traz repercussão no resultado do negócio.

Buscar apoio com a equipe da
franqueadora também poderá ser uma alternativa bastante importante e viável,
pois um dos pilares do sistema de franchising é a transferência de know-how por
meio de um serviço de apoio dos consultores de campo e negócios, especialistas
que visitam as franquias rotineiramente para poder contribuir com a melhoria de
resultados das franquias.

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