CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que é, vantagens e dificuldades do home office

O que é, vantagens e dificuldades do home office

O home office já é realidade em algumas áreas. Além do mais, com o avanço do coronavírus, e após as declarações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte das organizações estão orientando os colaboradores a ficarem em casa – o chamado home office.

Até mesmo empresas do ramo industrial, como as que fabricam insumos para cerveja, entre outros, estão começando a direcionar as suas estratégias no digital para manter contato com os clientes e continuar atuante no mercado.

Com isso, surge uma série de questões: Como trabalhar em casa e ainda ser produtivo? Como estipular um horário? Por onde começar? Calma, antes de responder essas perguntas, vamos falar um pouquinho mais sobre essa tendência!

O que é home office?

O conceito do home office está voltado aos profissionais que trabalham em suas próprias casas ou em espaços alternativos, como cafés, praças de alimentação e locais de coworking. 

Geralmente, envolve profissionais freelancers, autônomos ou que trabalham em empresas com esse sistema, que nesse caso, vemos muito por conta da pandemia. 

Dessa forma, os escritórios caseiros são ótimas alternativas para quem abriu o próprio negócio recentemente ou para os profissionais que buscam por uma rotina que fuja do modelo tradicional – resultando numa nova performance para as empresas e contribuído com a redução dos custos. 

Além disso, quem sabe utilizar o home office de forma efetiva, consegue obter algumas vantagens com ele. Esse é o caso das empresas que podem contar com os seus colaboradores fora do escritório central. 

Se você tem uma empresa de seringa de insulina, o home office gera economia com a redução de gastos com o espaço físico (aluguel) e a diminuição de outros custos, como vale transporte, contas de energia e água, internet, equipamentos, entre outros. 

Vantagens do home office

Adotar o home office possibilita a execução das atividades em um ambiente no qual a pessoa se sente confortável. Além disso, outra vantagem é a flexibilidade de horário conforme o período de trabalho e as atividades programadas para o dia. 

As vantagens não param por aí, viu? Ainda podemos destacar outros pontos que deixam esse modelo de trabalho muito atraente: 

  • Maior convivência com a família;
  • Independência nas atividades diárias;
  • Redução do trânsito da cidade;
  • Maior controle de alimentação e hábitos saudáveis;
  • Privacidade na rotina;
  • Melhora na qualidade de vida; 
  • Liberdade profissional. 

Com esse conjunto de vantagens, não restam dúvidas que esse modelo de trabalho é o sonho da vida de muitos profissionais, não é mesmo? 

Embora essa rotina traga mais conforto e comodidade, ela também é um desafio para quem precisa manter a produtividade e não prejudicar as atividades do dia.

Dificuldades do home office

Se por um lado o home office proporciona um ambiente de trabalho mais saudável, por outro, ele também apresenta pontos negativos. 

Caso o profissional trabalhe com serviços, no planejamento das atividades de alpinismo industrial, por exemplo, e não consiga adequar as suas atividades no home office, ele pode enfrentar os seguintes problemas:

  • Aumento do fluxo de trabalho;
  • Falta de atualização na carreira;
  • Diminuição do networking;
  • Tendência ao isolamento social;
  • Distração com assuntos da casa;
  • Baixa produtividade devido a fatores domésticos;
  • Perda da qualidade de trabalho devido a constante cobrança e feedbacks. 

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o home office, o que acha de investir nesse modelo de trabalho? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Business ManagerEspecialista