Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que é uma linguagem de programação?

O que é uma linguagem de programação?

Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para instruir um computador ou dispositivo de computação a realizar uma tarefa específica. O termo linguagem de programação geralmente se refere a linguagens de alto nível, como BASIC, C, C++, COBOL, Java, FORTRAN, Ada e Pascal.

Como funcionam as linguagens de programação?

Cada linguagem de programação tem um conjunto único de palavras-chave (palavras que ela entende) e sintaxe especial para organizar as instruções do programa.

Um programa escrito em uma determinada linguagem de programação tem duas partes: instruções escritas nessa linguagem e instruções escritas em outra linguagem chamada código de máquina. O código de máquina é um formato binário que consiste em uns e zeros (1s e 0s); cada dígito representa uma instrução ou dados em um programa.

Quando um programador digita comandos em seu terminal de computador, ele envia essas instruções para o processador do computador, que as traduz em código de máquina para que possa executá-las. Em seguida, ele pega qualquer informação que esses comandos produzam e a traduz de volta em algo que os humanos possam entender – geralmente o inglês.

O processo para um site é semelhante; quando um usuário insere texto em um mecanismo de pesquisa como o Google, ele converte a consulta do usuário em código de máquina antes de enviá-la para seus servidores. Em seguida, ele usa código de máquina para processar todos os resultados de seu algoritmo de pesquisa antes de convertê-los de volta em um formato legível por humanos.

Linguagem de programação de alto nível

As linguagens de programação de alto nível, embora mais simples que as linguagens humanas, são mais complexas que as linguagens que os computadores realmente entendem e são chamadas de linguagens de máquina. Cada tipo diferente de CPU tem sua própria linguagem de máquina exclusiva.

Entre a linguagem de máquina e a linguagem de alto nível existe uma linguagem chamada linguagem assembly. As linguagens assembly são semelhantes às linguagens de máquina, mas são mais fáceis de programar porque permitem que os programadores substituam nomes por números. A linguagem de máquina consiste apenas em números.

Acima das linguagens de alto nível estão as linguagens conhecidas como linguagens de quarta geração (muitas vezes abreviadas 4GL). 4GLs estão longe de linguagens de máquina e representam a classe de linguagens de computador que estão mais próximas das linguagens humanas. Independentemente da linguagem utilizada, o programa deve eventualmente ser traduzido em linguagem de máquina para que o computador possa entendê-lo. Existem duas maneiras de fazer isso:

1) Compile o programa.
2) Interprete o programa.

Qual é a principal função de uma linguagem de programação?

As principais funções das linguagens de programação são armazenar e manipular dados, controlar o hardware, fornecer segurança e ser de fácil compreensão para os humanos. A maioria das linguagens de programação compartilham essas funções como seus principais recursos, mas diferem em vários aspectos, como sintaxe ou tamanho da biblioteca.

Outros recursos variam de acordo com o uso. Por exemplo, se uma linguagem é usada para controlar o hardware, ela precisa de programas adicionais para informar como processar dados sem interação humana.

Além disso, a criptografia pode ser necessária se usada para comunicação entre dois dispositivos. As linguagens de programação se comunicam usando funções padronizadas para que dispositivos compatíveis possam se comunicar.

Quem usa linguagens de programação?

Qualquer pessoa que escreve um programa de computador usa uma linguagem de programação. Os programadores são responsáveis ​​por transformar as ideias das pessoas em código, de videogames a sites e softwares. Eles escrevem documentação sobre como codificar um aplicativo ou site. Alguns profissionais que trabalham com linguagens de programação incluem:

  • Desenvolvedores de software ou aplicativos usam linguagens como Java, C++ ou Objective C para criar aplicativos para desktop e dispositivos móveis.
  • Os analistas de sistemas computacionais usam linguagens de programação para desenvolver novas tecnologias e criar melhores formas de operação das empresas. Essas pessoas estudam processos de negócios, fluxos de trabalho e necessidades do usuário para projetar novas tecnologias para ajudar as empresas a operar com mais eficiência.
  • Desenvolvedores da Web são pessoas que constroem sites. Existem muitas especializações em desenvolvimento web (por exemplo, desenvolvimento front-end, desenvolvimento back-end). Geralmente, os desenvolvedores web constroem aplicativos do lado do cliente e do lado do servidor em linguagens como HTML, CSS, JavaScript, Python, Ruby on Rails ou outras linguagens de programação, dependendo das necessidades do projeto.
  • Os engenheiros de sistemas de computador desempenham um papel importante na programação de software e na supervisão de redes, sistemas, computadores e equipamentos de telecomunicações. Eles também escrevem programas de computador para depurar problemas de software. Esses engenheiros normalmente trabalham como parte de equipes maiores, incluindo engenheiros de hardware, engenheiros de rede e engenheiros de software.
  • Os desenvolvedores de aplicativos transformam ideias em produtos escrevendo códigos para plataformas específicas como iOS ou Android usando linguagens como Swift ou Java.

Leia também: Livros JavaScript: As 6 Melhores Opções Para Iniciantes

Aprenda Programação em uma das melhores escolas de programação do brasil a Danki Code.

You must login to add a comment.

Posts relacionados