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O que é uma definição e ideias de estratégia de mídia social

O que é uma definição e ideias de estratégia de mídia social

Alguns podem ver que não há necessidade de uma definição de estratégia de mídia social. Certamente é óbvio o que é!

Recentemente, o casamento de SEO e mídia social deslumbrou os profissionais de marketing com o aumento consequente do maximização do marketing de conteúdo. Como resultado, as oportunidades de usar a mídia social de forma mais estratégica ficaram em segundo plano ou foram perdidas.

Existem três razões convincentes para usar a mídia social:

  • Marketing – entender os clientes, desenvolver o conhecimento da marca e adequá-los à aquisição de clientes.
  • Engajamento dos funcionários – desenvolver a cultura da empresa, melhorando a colaboração interna e recrutando talentos.
  • Colaboração – criando espaços sociais para colaborar com parceiros, fornecedores e clientes.

Unificar como a mídia social se ajusta à estratégia geral de negócios é crucial para construir e expandir um negócio. A mídia social desempenha um papel incomum, pois funde a construção de uma marca interna e externamente.

Internamente, faz parte da ‘forma como fazemos negócios’, que por si só forma e estabelece a cultura de um negócio.

Externamente, não é apenas o mix de comunicações externas, mas as reações e opiniões a essa comunicação, boas ou ruins: as conversas que determinam a reputação da marca.

Como disciplina, ela cruza RH (recrutamento), vendas, marketing, atendimento ao cliente, relacionamento com fornecedores e parceiros e define o tom da cultura dentro da empresa.

O Que É Uma Estratégia De Mídia Social?

Uma estratégia de mídia social é um plano de como maximizar o engajamento e as interações nas mídias sociais para atingir o objetivo da empresa. Esses objetivos podem ser gerar leads, melhorar o conhecimento da marca ou criar um efeito viral.

A ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO
A pergunta “O que é marketing de mídia social?” acendeu horas de debate entre acadêmicos e pensadores da administração. Este talvez seja um bom indicador de por que não existe uma definição única de estratégia e por que as empresas lutam com ela.

Definir uma estratégia de mídia social promete não ser menos controverso.

  • Objetivos – os objetivos do negócio, sua finalidade e o que deseja alcançar.
  • Estratégia – define como você alcançará seus objetivos: o plano.
  • Objetivos – são os detalhes específicos e medidas de acompanhamento (SMART)
  • Táticas – as táticas são ações específicas.

Duvido que haja uma definição de estratégia de mídia social com a qual todos possam concordar.

O objetivo deste blog é fazer com que as empresas olhem para os princípios básicos da mídia social, se afastem do hype (que é principalmente voltado para o marketing) e revisitar o que pode fazer para ajudar a impulsionar o crescimento.

Em particular, é como as empresas podem colaborar juntas em nível local que tem potencial para inovação.

Juntas, as empresas podem formar alianças benéficas que podem atender aos requisitos que normalmente seriam atribuídos a empresas maiores.

Estamos agora testemunhando uma segunda fase da mídia social, onde os mercados facilitam o compartilhamento de recursos e trabalho pelas pessoas , por exemplo , Uber , AirBnB .

BLOCOS DE CONSTRUÇÃO PARA UMA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DE MÍDIA SOCIAL

Os profissionais de marketing que estão lendo isso provavelmente já estão duas etapas à frente, pensando sobre planos, táticas e ferramentas de marketing de mídia social.

Mas vamos apenas colocar um freio nessa linha de pensamento e voltar alguns passos para o que todo negócio começa – sua estratégia de negócios.

Um público-alvo é outra forma de descrever o desejo de uma empresa de construir relacionamentos. São relacionamentos que as marcas desejam, não apenas transações. Os relacionamentos criam um modelo de negócios sustentável e oferecem valor vitalício aos negócios dos clientes.

É útil entender o que constitui uma estratégia de negócios (termos gerais) para que possamos entender como uma estratégia de mídia social precisa trabalhar junto com isso para atingir os objetivos de negócios.

Se desmontarmos uma estratégia de negócios, podemos usá-la para montar uma estratégia de mídia social e examinar as ligações entre as duas.

  • Clientes – criação de perfil e segmentação de clientes.
  • Análise – coleta e análise de informações relevantes necessárias para a tomada de decisões estratégicas.
  • Valor – determinar uma proposta de valor competitivo.
  • Planejamento – o processo de planejamento – finanças, avaliação de riscos e escolhas estratégicas para atingir os objetivos.
  • Recursos – habilidades, experiência, número de funcionários, capital, fornecedores, parceiros … necessários para alcançar o plano.

Objetivos – os detalhes específicos para implementar o plano e medi-lo.
Embora esses sejam elementos comuns na definição de uma estratégia de negócios, como eles se combinam e seu significado varia enormemente. Você pode simplesmente entrar em um jogo de semântica.

Em noções básicas de negócios, a estratégia define o quê, quem, como e por que você usa os recursos para conquistar os corações, mentes e negócios dos clientes.

Estratégia e planejamento não são puramente mecânicos. Tanto funcionários como clientes reagem e votam com os pés não apenas no preço ou nos salários.

Para os funcionários, a cultura de uma empresa e como ela é percebida nas redes sociais podem desempenhar um papel importante na aquisição de talentos (não se trata apenas de dinheiro).

marketing midia social

Recursos parecem um termo frio e os funcionários nem sempre fazem justiça à importância que as pessoas de uma empresa desempenham em seu sucesso. A cultura de uma empresa pode interromper uma empresa e tem um impacto enorme no atendimento ao cliente.

A chave em termos de estratégia é que funcionários e clientes não são objetos inanimados fixos. Eles são humanos que fazem parte de ambientes sociais maiores (offline e online) que influenciam seu comportamento, suas decisões e suas percepções do seu negócio.

Eles e a maneira como se comunicam e se comportam muda constantemente devido à tecnologia, por exemplo, redes sociais e móveis, mas também a muitos outros fatores que fazem parte de um plano estratégico, por exemplo, político, jurídico, econômico e ambiental.

Os relacionamentos internos determinam a cultura da empresa que, se bem executada, pode criar uma vantagem competitiva formidável, conforme demonstrado por Tony Hsieh com a Zappos.

Bem, isso pode parecer senso comum, mas muitas empresas se concentram em marketing sem ouvir seus clientes ou o nome da marca nas redes sociais.

Muitos também não consideram o silêncio na mídia social ou a face da mídia social corporativa como destrutivos. No entanto, do lado de fora, as comunicações de negócios obsoletas, insossas e forçadas que visam puramente melhorar o SEO ou gerar leads em potencial mostram uma lacuna na forma como a mídia social está sendo usada.

Freqüentemente, há uma desconexão entre o uso de vendas e marketing das mídias sociais e as consequências para o negócio em geral.

Uma Definição De Estratégia De Mídia Social

Uma estratégia de mídia social, então, deve considerar como a mídia social pode ser usada e se ela é necessária:

  • para comunicações sociais interna e externamente
  • para aproveitar o valor de relacionamentos colaborativos
  • como uma ferramenta para gerenciar e monitorar a reputação da marca (interna e externamente)

Anteriormente, mencionei o fato de que as empresas precisam construir relacionamentos e este talvez seja o ponto que define a mídia social é que ela oferece ferramentas e métodos para não apenas facilitar conversas, compartilhamento de informações e colaboração, mas também forja relacionamentos.

Portanto, a principal diferença está em como você desenvolve relacionamentos, que valor eles oferecem como potencial para o seu negócio e quais recursos você precisa usar (incluindo tecnologia / ferramentas).

Os relacionamentos variam em valor. Se você, por exemplo, está procurando promover um novo creme facial orgânico como um produto, você pode atingir blogueiras de alto perfil que têm um grande número de seguidores sociais.

Se um blogueiro endossasse seu produto e estivesse disposto a promovê-lo para seu público, o valor desse relacionamento seria significativo.

Uma estratégia de mídia social define por que queremos fazer isso?

A mídia social precisa considerar os relacionamentos que o negócio precisa desenvolver, os tipos de relacionamento (número de pessoas, tipo, quem, contexto, relevância …) e os processos de comunicação.

Devido à natureza dispersa dessas relações, a marca passa a fazer parte da forma de fazer negócios.

Os padrões, rotinas, cultura e liderança em cascata nas comunicações do mundo real por refrigeradores de água e igualmente nas redes sociais.

A governança, então, determina políticas, diretrizes, processos e recursos educacionais para orientar seus relacionamentos e fornecer consistência para sua marca.

Definição De Estratégia De Mídia Social
Uma estratégia de mídia social define os relacionamentos, seu valor e estabelece um plano para aproveitá-los para atingir um determinado objetivo ou conjunto de objetivos.

Essa visão da estratégia vê os negócios como parte de um conjunto mais amplo de redes que envolvem interações sociais e níveis de influência que determinam as capacidades de uma empresa para acessar recursos (por exemplo, talento, financiamento …) e os organiza para atingir seus objetivos.

As empresas podem alinhar uma estratégia de mídia social a muitos objetivos diferentes:

  • melhorar a taxa de inovação e desenvolvimento de novos produtos
  • melhorar a gestão do conhecimento (reduzir a duplicação de trabalho)
  • ganhar investimento em crowdsourcing
  • adquirir clientes
  • para melhorar a qualidade dos talentos que se candidatam a empregos
    para economizar custos nas operações com fornecedores
  • A mídia social deve estar vinculada a objetivos de negócios sólidos que proporcionem um benefício claro e tangível para o negócio.

Dependendo de quais metas são usadas, um programa de mídia social é desenvolvido, vinculando objetivos de negócios a KPIs mensuráveis.

ESTRATÉGIA DE MÍDIA SOCIAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Portanto, tudo isso pode parecer puramente focado nas empresas que têm tempo para grandes planos estratégicos, que têm muitos recursos e pessoas com quem trabalhar.

Bem, as pequenas empresas têm muito a ganhar usando uma estratégia de mídia social bem pensada.

Formar alianças e espaços colaborativos locais pode resultar em novos fluxos de receita que permitem às pequenas empresas competir com organizações muito maiores.

As redes sociais oferecem alguns desses benefícios, mas são dispersos e informais.

Colaborações formais NÃO SÃO espaços de networking ou simples grupos de networking – são locais formais onde as empresas podem apresentar propostas, ver exemplos de projetos colaborativos e ter visibilidade das capacidades.

Eu cobri mais do que inicialmente pretendia nesta postagem do blog. Mas, como os títulos sugerem, são pensamentos sobre uma definição de estratégia de mídia social. Quais são as suas?

Gabriel Lafeta

Gabriel Lafeta

Especialista
Analista de sistemas, desenvolvedor web. Apaixonado por tecnologia, SEO e marketing digital Este sou eu. Vivendo e aprendendo a cada dia.

Meu site:
https://www.gr3web.com.br

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