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O que é ROI? Saiba como funciona o Retorno Sobre Investimento

O que é ROI? Saiba como funciona o Retorno Sobre Investimento

Há muito tempo atrás, a maioria das campanhas de publicidades eram analisadas com base em achismos e opiniões.

No entanto, mesmo com o surgimento do Marketing Digital, e por sua vez, das métricas e indicadores de desempenho, muitos empreendedores ainda não se adaptaram a essa nova realidade.

Na verdade, as métricas já se tornaram uma questão de prioridade para as empresas que querem se desenvolver com destaque no mercado.

Afinal, são esses dados e informações que possibilitam mais clareza ao gestor sobre a eficácia e a performance das suas estratégias.

E entre os indicadores mais conhecidos, está o ROI. Se você já ouviu falar nesse termo, mas não faz ideia do que se trata e qual a sua utilidade, então você chegou ao local certo.

Nas próximas linhas, venha descobrir sobre todos os detalhes do ROI e como ele funciona! Vamos lá?

Afinal, o que é o ROI?

O ROI é uma abreviação para os termos “return on investment”, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “Retorno sobre o Investimento”.

De forma básica, o ROI permite saber quanto dinheiro a sua empresa gasta ou ganha com os seus investimentos feitos em diferentes canais.

Ele é um indicador de performance que expõe o resultado final de cada ação que a empresa elabora.

O ROI se tornou extremamente importante ao longo dos anos. Afinal, nenhuma empresa gosta de investir e não obter retorno sobre as suas estratégias, não é mesmo?

Se você atua com adesivos para parede, por exemplo, a partir do ROI, você consegue permanecer ou aperfeiçoar as suas estratégias, assim como dispensar custos desnecessários para a sua organização.

Para calcular o Retorno sobre o Investimento da sua estratégia, basta utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Quais as vantagens de usar o ROI?

O marketing digital é muito amplo, assim como outras diversas estratégias. No entanto, tantas opções podem acabar confundindo um empreendedor, mesmo que ele já tenha um bom conhecimento do assunto.

Por essa razão, o ROI não é apenas essencial para reduzir os custos das estratégias, mas sim, para guiar o empreendedor em relação ao planejamento da sua empresa. Ou seja, utilizar esse indicador de desempenho é fundamental.

Se sua empresa trabalha com grama sintética decorativa, por exemplo, o ROI permite saber informações como:

  • As maiores fontes de lucro da empresa;
  • Canais de comunicação mais eficazes;
  • Performance das estratégias de marketing.
  • Eficiência dos processos de vendas;
  • Entre outros.

Por fim, é claro que o ROI não irá transformar a sua empresa e o seu planejamento da noite para o dia.

Mas sim, em conjunto com outros indicadores, a sua empresa irá ter o planejamento mais certeiro e você saberá exatamente o que fazer para se desenvolver no mercado com eficácia.

Lembre-se que o ROI pode ser aplicado em qualquer empresa, seja comércio, indústria de ímã de ferrite, agência de publicidade, entre qualquer outro!

Agora que você já sabe sobre todos os detalhes sobre o ROI, o que acha de aderir esse indicador em seu negócio? Gostou do post? Conta pra gente!

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