Há muito tempo atrás, a maioria das campanhas de publicidades eram analisadas com base em achismos e opiniões.
No entanto, mesmo com o surgimento do Marketing Digital, e por sua vez, das métricas e indicadores de desempenho, muitos empreendedores ainda não se adaptaram a essa nova realidade.
Na verdade, as métricas já se tornaram uma questão de prioridade para as empresas que querem se desenvolver com destaque no mercado.
Afinal, são esses dados e informações que possibilitam mais clareza ao gestor sobre a eficácia e a performance das suas estratégias.
E entre os indicadores mais conhecidos, está o ROI. Se você já ouviu falar nesse termo, mas não faz ideia do que se trata e qual a sua utilidade, então você chegou ao local certo.
Nas próximas linhas, venha descobrir sobre todos os detalhes do ROI e como ele funciona! Vamos lá?
Afinal, o que é o ROI?
O ROI é uma abreviação para os termos “return on investment”, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “Retorno sobre o Investimento”.
De forma básica, o ROI permite saber quanto dinheiro a sua empresa gasta ou ganha com os seus investimentos feitos em diferentes canais.
Ele é um indicador de performance que expõe o resultado final de cada ação que a empresa elabora.
O ROI se tornou extremamente importante ao longo dos anos. Afinal, nenhuma empresa gosta de investir e não obter retorno sobre as suas estratégias, não é mesmo?
Se você atua com adesivos para parede, por exemplo, a partir do ROI, você consegue permanecer ou aperfeiçoar as suas estratégias, assim como dispensar custos desnecessários para a sua organização.
Para calcular o Retorno sobre o Investimento da sua estratégia, basta utilizar a seguinte fórmula:
ROI = (Receita – Custo) / Custo
Quais as vantagens de usar o ROI?
O marketing digital é muito amplo, assim como outras diversas estratégias. No entanto, tantas opções podem acabar confundindo um empreendedor, mesmo que ele já tenha um bom conhecimento do assunto.
Por essa razão, o ROI não é apenas essencial para reduzir os custos das estratégias, mas sim, para guiar o empreendedor em relação ao planejamento da sua empresa. Ou seja, utilizar esse indicador de desempenho é fundamental.
Se sua empresa trabalha com grama sintética decorativa, por exemplo, o ROI permite saber informações como:
- As maiores fontes de lucro da empresa;
- Canais de comunicação mais eficazes;
- Performance das estratégias de marketing.
- Eficiência dos processos de vendas;
- Entre outros.
Por fim, é claro que o ROI não irá transformar a sua empresa e o seu planejamento da noite para o dia.
Mas sim, em conjunto com outros indicadores, a sua empresa irá ter o planejamento mais certeiro e você saberá exatamente o que fazer para se desenvolver no mercado com eficácia.
Lembre-se que o ROI pode ser aplicado em qualquer empresa, seja comércio, indústria de ímã de ferrite, agência de publicidade, entre qualquer outro!
Agora que você já sabe sobre todos os detalhes sobre o ROI, o que acha de aderir esse indicador em seu negócio? Gostou do post? Conta pra gente!